Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CANTIGA DE RODA COMO FERRAMENTA EXTENSIONISTA UNIVERSITÁRIA PARA O FORTALECIMENTO DA LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE VICÊNCIA-PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125435
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1350
    "inscrito_id" => 3797
    "titulo" => "A CANTIGA DE RODA COMO FERRAMENTA EXTENSIONISTA UNIVERSITÁRIA PARA O FORTALECIMENTO DA LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE VICÊNCIA-PE"
    "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de relatar uma experiência de formação da extensão desenvolvida por um grupo de graduandas como um dos requisitos parciais para conclusão da disciplina “Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa”, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade–FAST, Nazaré da Mata–PE. A ação ocorreu numa turma do 3° ano nas aulas do componente curricular Língua Portuguesa. A teoria do presente trabalho se fundamenta a partir dos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular–BNCC (2018) e no Currículo de Pernambuco–Ensino Fundamental (2018). Trata-se de uma abordagem metodológica qualitativa, feita a partir de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Foram realizados estudos, discussões e debates para tal ação ser desenvolvida na escola pública do município de Vicência–PE, levando como ponto de partida as reais necessidades do locus. Durante as observações, foi possível perceber que os estudantes apresentaram dificuldades na leitura, escrita, separação silábica, segmentação de palavras, tendo em vista que a turma possui níveis de escrita diferentes, interpretação textual dependendo do gênero discursivo abordado, a partir dessas dificuldades apresentadas, é primordial que a docente ofereça suporte maior para seus alunos. Diante da aplicação do material didático-pedagógico, foi possível perceber avanços significativos e que despertou o interesse dos estudantes. Os alunos conseguiram atingir o objetivo da intervenção, compreenderam a importância do diálogo e tiveram avanços nas habilidades de leitura, escrita e oralidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3797_TB1350_20102025155017.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELLY NAIALLY GUERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELLY GUERRA"
    "autor_email" => "adrielly.ngsilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125435
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1350
    "inscrito_id" => 3797
    "titulo" => "A CANTIGA DE RODA COMO FERRAMENTA EXTENSIONISTA UNIVERSITÁRIA PARA O FORTALECIMENTO DA LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE VICÊNCIA-PE"
    "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de relatar uma experiência de formação da extensão desenvolvida por um grupo de graduandas como um dos requisitos parciais para conclusão da disciplina “Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa”, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade–FAST, Nazaré da Mata–PE. A ação ocorreu numa turma do 3° ano nas aulas do componente curricular Língua Portuguesa. A teoria do presente trabalho se fundamenta a partir dos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular–BNCC (2018) e no Currículo de Pernambuco–Ensino Fundamental (2018). Trata-se de uma abordagem metodológica qualitativa, feita a partir de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Foram realizados estudos, discussões e debates para tal ação ser desenvolvida na escola pública do município de Vicência–PE, levando como ponto de partida as reais necessidades do locus. Durante as observações, foi possível perceber que os estudantes apresentaram dificuldades na leitura, escrita, separação silábica, segmentação de palavras, tendo em vista que a turma possui níveis de escrita diferentes, interpretação textual dependendo do gênero discursivo abordado, a partir dessas dificuldades apresentadas, é primordial que a docente ofereça suporte maior para seus alunos. Diante da aplicação do material didático-pedagógico, foi possível perceber avanços significativos e que despertou o interesse dos estudantes. Os alunos conseguiram atingir o objetivo da intervenção, compreenderam a importância do diálogo e tiveram avanços nas habilidades de leitura, escrita e oralidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3797_TB1350_20102025155017.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELLY NAIALLY GUERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELLY GUERRA"
    "autor_email" => "adrielly.ngsilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem o objetivo de relatar uma experiência de formação da extensão desenvolvida por um grupo de graduandas como um dos requisitos parciais para conclusão da disciplina “Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa”, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade–FAST, Nazaré da Mata–PE. A ação ocorreu numa turma do 3° ano nas aulas do componente curricular Língua Portuguesa. A teoria do presente trabalho se fundamenta a partir dos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular–BNCC (2018) e no Currículo de Pernambuco–Ensino Fundamental (2018). Trata-se de uma abordagem metodológica qualitativa, feita a partir de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Foram realizados estudos, discussões e debates para tal ação ser desenvolvida na escola pública do município de Vicência–PE, levando como ponto de partida as reais necessidades do locus. Durante as observações, foi possível perceber que os estudantes apresentaram dificuldades na leitura, escrita, separação silábica, segmentação de palavras, tendo em vista que a turma possui níveis de escrita diferentes, interpretação textual dependendo do gênero discursivo abordado, a partir dessas dificuldades apresentadas, é primordial que a docente ofereça suporte maior para seus alunos. Diante da aplicação do material didático-pedagógico, foi possível perceber avanços significativos e que despertou o interesse dos estudantes. Os alunos conseguiram atingir o objetivo da intervenção, compreenderam a importância do diálogo e tiveram avanços nas habilidades de leitura, escrita e oralidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.