DANÇA DOS MILHOS: PROMOVENDO A APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125438 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1355 "inscrito_id" => 8045 "titulo" => "DANÇA DOS MILHOS: PROMOVENDO A APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "O experimento "Dança dos Milhos" foi realizado na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências, no curso de Pedagogia da UFPA, simulando uma aula para crianças. Utilizando o Ensino por Investigação (EI), o objetivo foi demonstrar por que o gás do refrigerante se esvai, promovendo a construção do conhecimento por meio de questionamentos e experimentos. Quatro duplas de graduandos realizaram o experimento com materiais simples, como vinagre, bicarbonato e milho, seguindo etapas da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) proposta por Carvalho et al. (2009): O professor propõe o problema; agindo sobre os objetos para obter o efeito desejado agindo sobre os objetos para ver como eles reagem; tomando consciência de como foi produzido o efeito desejado; dando explicações causais; escrevendo e desenhando; relacionando a atividade e cotidiano. Os resultados foram diversos: uma dupla obteve movimento intenso do milho, enquanto outras observaram flutuação ou movimentos sutis. A ministrante relacionou o fenômeno à liberação de gás carbônico, comparando-o ao gás do refrigerante. Apenas uma dupla compartilhou suas conclusões, levantando questões sobre a falta de incentivo à expressão de dúvidas. Concluiu-se que o EI é uma ferramenta valiosa para a educação infantil, estimulando curiosidade, criatividade e pensamento crítico, além de reforçar o papel do professor como mediador em um ambiente acolhedor e investigativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8045_TB1355_27102025145254.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KETELLYN MONIQUE DE MORAES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "KETELLYN" "autor_email" => "ketymonyferreira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125438 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1355 "inscrito_id" => 8045 "titulo" => "DANÇA DOS MILHOS: PROMOVENDO A APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "O experimento "Dança dos Milhos" foi realizado na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências, no curso de Pedagogia da UFPA, simulando uma aula para crianças. Utilizando o Ensino por Investigação (EI), o objetivo foi demonstrar por que o gás do refrigerante se esvai, promovendo a construção do conhecimento por meio de questionamentos e experimentos. Quatro duplas de graduandos realizaram o experimento com materiais simples, como vinagre, bicarbonato e milho, seguindo etapas da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) proposta por Carvalho et al. (2009): O professor propõe o problema; agindo sobre os objetos para obter o efeito desejado agindo sobre os objetos para ver como eles reagem; tomando consciência de como foi produzido o efeito desejado; dando explicações causais; escrevendo e desenhando; relacionando a atividade e cotidiano. Os resultados foram diversos: uma dupla obteve movimento intenso do milho, enquanto outras observaram flutuação ou movimentos sutis. A ministrante relacionou o fenômeno à liberação de gás carbônico, comparando-o ao gás do refrigerante. Apenas uma dupla compartilhou suas conclusões, levantando questões sobre a falta de incentivo à expressão de dúvidas. Concluiu-se que o EI é uma ferramenta valiosa para a educação infantil, estimulando curiosidade, criatividade e pensamento crítico, além de reforçar o papel do professor como mediador em um ambiente acolhedor e investigativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8045_TB1355_27102025145254.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KETELLYN MONIQUE DE MORAES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "KETELLYN" "autor_email" => "ketymonyferreira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }