Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR EPISTEMOLOGIAS QUE PLURALIZEM O SABER

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho aborda os vários questionamentos sobre o perigo da história contada sob o ponto de vista colonial que apagam e seguem subalternizando as representações de outras etnias na formação da sociedade brasileira, devido as lacunas na implementação da Lei 10.639/03 e os desafios que compõem o grave cenário das redes nacional de ensino. Foi desenvolvido com o intuito de analisar como a história da educação do Brasil contribuiu para a exclusão dos negros nos bancos escolares durante os períodos Colonial, Imperial e Republicano. Esse trabalho tem como perspectiva apresentar uma reflexão sobre a importância da educação para as relações étnico raciais para a promoção de uma educação antirracista e para tal, busca-se contextualizar a exclusão do negro da matriz curricular de ensino no Brasil, o racismo epistêmico como autor da invisibilidade da história do povo negro nos períodos Colonial, Imperial e Republicano, as lutas do Movimento Negro para formação de Intelectuais negras e negros que pudessem colaborar com pesquisas e estudos sobre as diversidades étnico-racial, a conquista da Lei 10.639/03 e seus desdobramentos como resultado de décadas de lutas do Movimento Negro. Os dados foram interpretados por meio da pesquisa bibliográfica para contemplar a análise e produção de informações. Diante disso, verificou-se que a educação no Brasil contribuiu para a exclusão dos negros nos bancos escolares por julgá-los não cognoscentes, o que permitiu concluir que o epistemicídio científico foi planejado para desumanizar os negros e afrodescendentes ao invisibilizar sua história e sua luta e resistência contra a escravização a que foram submetidos, e a reparação dessa exclusão se inicia, pela via educacional, com a implementação da Lei 10.639/03, embora, mesmo depois de vinte e dois anos ainda encontre dificuldade em sua efetiva implementação na rede pública e privada nacional de ensino pela cristalização do saber ocidental.

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