ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE BNCC: A AULA DE CAMPO E A MODELAGEM 3D COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DA LIMITAÇÃO CURRICULAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125440 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1360 "inscrito_id" => 473 "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE BNCC: A AULA DE CAMPO E A MODELAGEM 3D COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DA LIMITAÇÃO CURRICULAR" "resumo" => "A utilização de modelos didáticos tridimensionais no ensino de Biologia se constitui em uma prática já disseminada e bastante reconhecida como uma maneira de expandir os conhecimentos dentro da disciplina. No entanto, com o advento da BNCC, muitos dos conteúdos do currículo de Biologia foram parcial ou completamente suprimidos. Dentro dessa perspectiva e de uma realidade de uma escola pública onde muito é exigido e poucos recursos são disponibilizados, a experiência aqui descrita teve o objetivo de proporcionar, mesmo que minimamente, o contato com o conteúdo de Diversidade de Seres Vivos aos estudantes de forma mais efetiva. A primeira estratégia de ensino foi a modelagem 3D de organismos e estruturas com importância evolutiva para a biodiversidade atual. Os estudantes foram divididos em grupos, cada um responsável pela produção e caracterização de um modelo didático diferente. A segunda estratégia se constituiu em uma aula de campo realizada no Parque Botânico do Ceará, localizado no município de Caucaia, onde os estudantes puderam ter contato com diversos representantes de diferentes reinos dos seres vivos, além de conhecer as atividades de pesquisa científica e conservação ambiental desenvolvidas no Parque. Ao final das duas etapas, os estudantes, em grupo, compartilharam suas impressões, tanto da experiência de produção dos modelos, quanto da aula de campo, de modo a contextualizar os conteúdos discutidos em sala, as estratégias vivenciadas e os conhecimentos que eles já possuám acerca dos assuntos abordados. Nesse sentido, conclui-se que estratégias de superação para a limitação curricular imposta pela BNCC são possíveis de serem realizadas e geram importantes e significativas aprendizagens, desde que elaboradas de acordo com a realidade de cada escola. No entanto, ainda assim é preciso que ocorra uma readequação do currículo, visto que não se pode também romantizar a sobracarga dos professores com o desenvolvimento constante de estratégias de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID473_TB1360_05112025093952.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARJORIE MAYARA FÉLIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARJORIE" "autor_email" => "felixmarjories@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125440 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1360 "inscrito_id" => 473 "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE BNCC: A AULA DE CAMPO E A MODELAGEM 3D COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DA LIMITAÇÃO CURRICULAR" "resumo" => "A utilização de modelos didáticos tridimensionais no ensino de Biologia se constitui em uma prática já disseminada e bastante reconhecida como uma maneira de expandir os conhecimentos dentro da disciplina. No entanto, com o advento da BNCC, muitos dos conteúdos do currículo de Biologia foram parcial ou completamente suprimidos. Dentro dessa perspectiva e de uma realidade de uma escola pública onde muito é exigido e poucos recursos são disponibilizados, a experiência aqui descrita teve o objetivo de proporcionar, mesmo que minimamente, o contato com o conteúdo de Diversidade de Seres Vivos aos estudantes de forma mais efetiva. A primeira estratégia de ensino foi a modelagem 3D de organismos e estruturas com importância evolutiva para a biodiversidade atual. Os estudantes foram divididos em grupos, cada um responsável pela produção e caracterização de um modelo didático diferente. A segunda estratégia se constituiu em uma aula de campo realizada no Parque Botânico do Ceará, localizado no município de Caucaia, onde os estudantes puderam ter contato com diversos representantes de diferentes reinos dos seres vivos, além de conhecer as atividades de pesquisa científica e conservação ambiental desenvolvidas no Parque. Ao final das duas etapas, os estudantes, em grupo, compartilharam suas impressões, tanto da experiência de produção dos modelos, quanto da aula de campo, de modo a contextualizar os conteúdos discutidos em sala, as estratégias vivenciadas e os conhecimentos que eles já possuám acerca dos assuntos abordados. Nesse sentido, conclui-se que estratégias de superação para a limitação curricular imposta pela BNCC são possíveis de serem realizadas e geram importantes e significativas aprendizagens, desde que elaboradas de acordo com a realidade de cada escola. No entanto, ainda assim é preciso que ocorra uma readequação do currículo, visto que não se pode também romantizar a sobracarga dos professores com o desenvolvimento constante de estratégias de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID473_TB1360_05112025093952.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARJORIE MAYARA FÉLIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARJORIE" "autor_email" => "felixmarjories@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }