PROJETO INTEGRADOR "MISSÃO IMPOSSÍVEL: TRANSFORMANDO DESAFIOS EM OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO COM ESTRATÉGIAS CRIATIVAS"
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125443 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1364 "inscrito_id" => 3193 "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR "MISSÃO IMPOSSÍVEL: TRANSFORMANDO DESAFIOS EM OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO COM ESTRATÉGIAS CRIATIVAS"" "resumo" => "O projeto "Missão Impossível" foi desenvolvido com o objetivo de transformar desafios educacionais em oportunidades de aprendizado por meio de estratégias criativas e inovadoras. Focado em corrigir o déficit de aprendizagem, o projeto visa também promover a permanência e a conclusão da educação básica, preparando os alunos para o ensino superior. A metodologia adotada utiliza atividades interdisciplinares que envolvem química, biologia, matemática, português e outras áreas do conhecimento, com o objetivo de envolver os alunos em situações reais e práticas. As atividades são estruturadas como missões desafiadoras, onde os alunos formam equipes para resolver problemas de maneira criativa, abordando desde o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro até a criação de uma empresa fictícia. A estratégia de utilização de missões permite que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e protagonismo estudantil. O projeto também busca estimular a participação ativa dos alunos no processo educacional, trabalhando com habilidades socioemocionais como empatia, resiliência e comunicação eficaz. O envolvimento nas atividades tem mostrado resultados positivos, com melhoria no desempenho acadêmico e uma maior integração entre teoria e prática, fundamental para a preparação para provas internas e externas. Ao longo do desenvolvimento, os alunos foram desafiados a pensar de maneira criativa e a aplicar seus conhecimentos em situações interdisciplinares, refletindo sobre a importância da educação e do protagonismo juvenil no seu aprendizado. O projeto não apenas buscou melhorar as notas, mas também fomentar uma cultura de aprendizagem ativa e engajamento escolar, resultando em um ambiente educacional mais inclusivo e estimulante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3193_TB1364_30102025190536.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEILSON CAVALCANTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEILSON" "autor_email" => "cleig12@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125443 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1364 "inscrito_id" => 3193 "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR "MISSÃO IMPOSSÍVEL: TRANSFORMANDO DESAFIOS EM OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO COM ESTRATÉGIAS CRIATIVAS"" "resumo" => "O projeto "Missão Impossível" foi desenvolvido com o objetivo de transformar desafios educacionais em oportunidades de aprendizado por meio de estratégias criativas e inovadoras. Focado em corrigir o déficit de aprendizagem, o projeto visa também promover a permanência e a conclusão da educação básica, preparando os alunos para o ensino superior. A metodologia adotada utiliza atividades interdisciplinares que envolvem química, biologia, matemática, português e outras áreas do conhecimento, com o objetivo de envolver os alunos em situações reais e práticas. As atividades são estruturadas como missões desafiadoras, onde os alunos formam equipes para resolver problemas de maneira criativa, abordando desde o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro até a criação de uma empresa fictícia. A estratégia de utilização de missões permite que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e protagonismo estudantil. O projeto também busca estimular a participação ativa dos alunos no processo educacional, trabalhando com habilidades socioemocionais como empatia, resiliência e comunicação eficaz. O envolvimento nas atividades tem mostrado resultados positivos, com melhoria no desempenho acadêmico e uma maior integração entre teoria e prática, fundamental para a preparação para provas internas e externas. Ao longo do desenvolvimento, os alunos foram desafiados a pensar de maneira criativa e a aplicar seus conhecimentos em situações interdisciplinares, refletindo sobre a importância da educação e do protagonismo juvenil no seu aprendizado. O projeto não apenas buscou melhorar as notas, mas também fomentar uma cultura de aprendizagem ativa e engajamento escolar, resultando em um ambiente educacional mais inclusivo e estimulante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3193_TB1364_30102025190536.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEILSON CAVALCANTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEILSON" "autor_email" => "cleig12@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }