A FORMAÇÃO PRÓ-ALFA E OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN
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A pesquisa em andamento se propõe compreender o impacto do curso formativo Pró-Alfa na ação do(a) coordenador(a) para o desenvolvimento de um trabalho coletivo e coerente que vise a garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental nos anos iniciais, estimulando a alfabetização na idade certa e a recomposição das aprendizagens. A pesquisa tem como referencial teórico as concepções de formação continuada por meio dos estudos realizados por Day (2001), Ramalho et al. (2004, 2014); Perrenoud et al. (2001); Charlot (2001); Perrenoud (2000); Imbernón, (2012), Garcia (2013); observando o papel do coordenador pedagógico no ambiente educativo através dos estudos de Diaz e Perez (2023), Almeida e Placco (2001), Vasconcellos (2002) Libâneo (2001); e isto mediante as concepções de alfabetização e letramento abordado por Kleiman (2025), Lopes (2012), Soares (1998, 2005, 2016). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa de natureza básica com objetivo exploratório, de modo que utilizamos o questionário uniformizado e a entrevista semiestruturada, além das observações no ato formativo, nos documentos, nos registros e os procedimentos de interpretação. Os resultados perpassam pelas mudanças de concepção e prática dos coordenadores, e também atinge o reconhecimento desse profissional observado no papel do coordenador pedagógico no ambiente educacional, mostrando seu protagonismo na busca de atingir a alfabetização dos aprendizes e a recomposição das aprendizagens daqueles que por algum motivo não alcançaram na idade certa. O processo de alfabetização na perspectiva do letramento durante o curso formativo Pró-Alfa tem sido reflexão constante para que o coordenador pedagógico se aproprie da teoria e construa possibilidades junto aos professores, de práticas assertivas na busca de alcançar a meta de leitura e escrita pelas crianças." 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