Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA/NA EDUCAÇÃO DO CAMPO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O objetivo deste trabalho é debater os processos de aprendizagem, como alfabetização e letramento, na educação do campo, abordando a formação de alunos e professores. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na revisão bibliográfica, apoiada por autores contemporâneos que enfatizam sua relevância para compreender fenômenos complexos. A literatura revela que a educação no campo deve ser vista em conjunto com a cultura e as práticas sociais das comunidades rurais. A falta de formação adequada dos docentes leva a práticas pedagógicas ineficazes, agravando problemas de alfabetização. Assim, é vital criar espaços de formação que integrem teoria e prática, permitindo que educadores desenvolvam metodologias adaptadas às realidades locais. Os resultados evidenciam a complexidade dos processos de aprendizagem e os desafios enfrentados pelos educadores, como a falta de formação específica. Contudo, identificam-se possibilidades de transformação por meio da adoção de metodologias que respeitem o conhecimento local. A discussão aponta para a necessidade de fomentar práticas que valorizem a cultura e os saberes da comunidade rural, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo. Em conclusão, promover um diálogo entre teoria, prática e pesquisa é essencial para superar os desafios da alfabetização e letramento na formação dos professores da educação do campo. A análise crítica das práticas pedagógicas atuais revela que ao debater as questões relacionadas à alfabetização e letramento na educação do campo, fica claro que é possível implementar estratégias eficazes que melhorem a qualidade do ensino.

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