Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS ALUNOS NA ESCOLA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DAS CONTRIBUIÇÕES E PRÁTICAS EDUCATIVAS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125451
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1389
    "inscrito_id" => 3707
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS ALUNOS NA ESCOLA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DAS CONTRIBUIÇÕES E PRÁTICAS EDUCATIVAS."
    "resumo" => "A leitura é essencial para o desenvolvimento intelectual dos alunos, sendo uma ferramenta que contribui para a formação de cidadãos críticos e autônomos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa das contribuições e práticas educativas relacionadas à importância da leitura para o desenvolvimento intelectual dos alunos na escola, abordando as contribuições de autores como, Freire (2014), Libâneo (2019), Ferreiro e Teberosky (2008). A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa da literatura, com levantamento de artigos entre 2019 e 2024 no Google Acadêmico, resultando na seleção de 7 estudos relevantes. Os resultados mostram que os estudos convergem para uma única conclusão, na qual a leitura é um pilar fundamental na educação, capaz de moldar não apenas habilidades cognitivas, mas também aspectos sociais e emocionais dos alunos, formando leitores críticos e cidadãos conscientes. Os artigos analisados destacam ainda que, ao promover um ambiente escolar que valoriza e incentiva a leitura, os educadores podem contribuir significativamente para o crescimento intelectual e emocional dos alunos. A leitura estimula a curiosidade, amplia horizontes e proporciona uma base sólida para o aprendizado em diversas disciplinas. Além disso, práticas educativas que incorporam a leitura de forma lúdica e interativa podem aumentar o engajamento dos estudantes, tornando o ato de ler uma atividade prazerosa e enriquecedora. Conclui-se que a leitura é um pilar fundamental na educação, moldando habilidades cognitivas e aspectos sociais e emocionais dos alunos. A pesquisa reforça a necessidade de estratégias educativas que incentivem o hábito da leitura desde os primeiros anos escolares, promovendo um ambiente colaborativo e reflexivo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3707_TB1389_30102025152130.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REJANE JOSEFA DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "REJANE"
    "autor_email" => "rejanesantanta@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125451
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1389
    "inscrito_id" => 3707
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS ALUNOS NA ESCOLA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DAS CONTRIBUIÇÕES E PRÁTICAS EDUCATIVAS."
    "resumo" => "A leitura é essencial para o desenvolvimento intelectual dos alunos, sendo uma ferramenta que contribui para a formação de cidadãos críticos e autônomos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa das contribuições e práticas educativas relacionadas à importância da leitura para o desenvolvimento intelectual dos alunos na escola, abordando as contribuições de autores como, Freire (2014), Libâneo (2019), Ferreiro e Teberosky (2008). A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa da literatura, com levantamento de artigos entre 2019 e 2024 no Google Acadêmico, resultando na seleção de 7 estudos relevantes. Os resultados mostram que os estudos convergem para uma única conclusão, na qual a leitura é um pilar fundamental na educação, capaz de moldar não apenas habilidades cognitivas, mas também aspectos sociais e emocionais dos alunos, formando leitores críticos e cidadãos conscientes. Os artigos analisados destacam ainda que, ao promover um ambiente escolar que valoriza e incentiva a leitura, os educadores podem contribuir significativamente para o crescimento intelectual e emocional dos alunos. A leitura estimula a curiosidade, amplia horizontes e proporciona uma base sólida para o aprendizado em diversas disciplinas. Além disso, práticas educativas que incorporam a leitura de forma lúdica e interativa podem aumentar o engajamento dos estudantes, tornando o ato de ler uma atividade prazerosa e enriquecedora. Conclui-se que a leitura é um pilar fundamental na educação, moldando habilidades cognitivas e aspectos sociais e emocionais dos alunos. A pesquisa reforça a necessidade de estratégias educativas que incentivem o hábito da leitura desde os primeiros anos escolares, promovendo um ambiente colaborativo e reflexivo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3707_TB1389_30102025152130.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REJANE JOSEFA DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "REJANE"
    "autor_email" => "rejanesantanta@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A leitura é essencial para o desenvolvimento intelectual dos alunos, sendo uma ferramenta que contribui para a formação de cidadãos críticos e autônomos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa das contribuições e práticas educativas relacionadas à importância da leitura para o desenvolvimento intelectual dos alunos na escola, abordando as contribuições de autores como, Freire (2014), Libâneo (2019), Ferreiro e Teberosky (2008). A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa da literatura, com levantamento de artigos entre 2019 e 2024 no Google Acadêmico, resultando na seleção de 7 estudos relevantes. Os resultados mostram que os estudos convergem para uma única conclusão, na qual a leitura é um pilar fundamental na educação, capaz de moldar não apenas habilidades cognitivas, mas também aspectos sociais e emocionais dos alunos, formando leitores críticos e cidadãos conscientes. Os artigos analisados destacam ainda que, ao promover um ambiente escolar que valoriza e incentiva a leitura, os educadores podem contribuir significativamente para o crescimento intelectual e emocional dos alunos. A leitura estimula a curiosidade, amplia horizontes e proporciona uma base sólida para o aprendizado em diversas disciplinas. Além disso, práticas educativas que incorporam a leitura de forma lúdica e interativa podem aumentar o engajamento dos estudantes, tornando o ato de ler uma atividade prazerosa e enriquecedora. Conclui-se que a leitura é um pilar fundamental na educação, moldando habilidades cognitivas e aspectos sociais e emocionais dos alunos. A pesquisa reforça a necessidade de estratégias educativas que incentivem o hábito da leitura desde os primeiros anos escolares, promovendo um ambiente colaborativo e reflexivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.