O COMPROMISSO FORMATIVO DE PROFISSIONAIS NÃO DOCENTES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO: EM CENA, O ASSISTENTE DE ALUNO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125452 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1392 "inscrito_id" => 7676 "titulo" => "O COMPROMISSO FORMATIVO DE PROFISSIONAIS NÃO DOCENTES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO: EM CENA, O ASSISTENTE DE ALUNO" "resumo" => "Esta produção apresenta a experiência de uma Assistente de Aluno (AA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e seu compromisso como educadora enquanto profissional não docente, posto que a escola é também um espaço de formação do educando como cidadão. Os AAs são profissionais que estão inseridos no cotidiano das instituições que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e desempenham um papel fundamental na orientação dos estudantes em aspectos comportamentais, disciplinares, de segurança, saúde, pontualidade e higiene, além de zelarem pela integridade física dos discentes. O presente trabalho contextualiza a abrangência do processo educacional e os objetivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) enquanto instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Em seguida, apresenta, de forma mais profunda, a função exercida pelos AAs nos IFs e um panorama destes profissionais no IFSP. Com base nos pressupostos teóricos do Ministério da Educação (2004), Cabral (2019) e outros referenciais que dialogam sobre a contribuição de profissionais não docentes no processo educacional dos discentes, busca-se, com este escrito, enfatizar a importância dos AAs nos contextos escolares, elucidando como a presença deles nas instituições de EPT contribui para uma educação que não apenas ensina, mas também socializa, fortalece os vínculos estudantis e a permanência dos estudantes nos espaços escolares. Além disso, busca-se ainda apresentar essa importante figura presente nos IFs, trazendo luz para sua atuação e valorização, pois os AAs são integrantes do ambiente escolar e ajudam a garantir que os estudantes tenham uma experiência educacional mais completa e enriquecedora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7676_TB1392_28102025171115.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA RUBIA MARQUES" "autor_nome_curto" => "CARLA MARQUES" "autor_email" => "marques.rubia06@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125452 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1392 "inscrito_id" => 7676 "titulo" => "O COMPROMISSO FORMATIVO DE PROFISSIONAIS NÃO DOCENTES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO: EM CENA, O ASSISTENTE DE ALUNO" "resumo" => "Esta produção apresenta a experiência de uma Assistente de Aluno (AA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e seu compromisso como educadora enquanto profissional não docente, posto que a escola é também um espaço de formação do educando como cidadão. Os AAs são profissionais que estão inseridos no cotidiano das instituições que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e desempenham um papel fundamental na orientação dos estudantes em aspectos comportamentais, disciplinares, de segurança, saúde, pontualidade e higiene, além de zelarem pela integridade física dos discentes. O presente trabalho contextualiza a abrangência do processo educacional e os objetivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) enquanto instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Em seguida, apresenta, de forma mais profunda, a função exercida pelos AAs nos IFs e um panorama destes profissionais no IFSP. Com base nos pressupostos teóricos do Ministério da Educação (2004), Cabral (2019) e outros referenciais que dialogam sobre a contribuição de profissionais não docentes no processo educacional dos discentes, busca-se, com este escrito, enfatizar a importância dos AAs nos contextos escolares, elucidando como a presença deles nas instituições de EPT contribui para uma educação que não apenas ensina, mas também socializa, fortalece os vínculos estudantis e a permanência dos estudantes nos espaços escolares. Além disso, busca-se ainda apresentar essa importante figura presente nos IFs, trazendo luz para sua atuação e valorização, pois os AAs são integrantes do ambiente escolar e ajudam a garantir que os estudantes tenham uma experiência educacional mais completa e enriquecedora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7676_TB1392_28102025171115.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA RUBIA MARQUES" "autor_nome_curto" => "CARLA MARQUES" "autor_email" => "marques.rubia06@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }