ACADEMIA MAKER: CURSOS DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO POR MEIO DA ROBÓTICA E ELETRÔNICA, APLICADOS EM ESCOLAS DO SERTÃO PERNAMBUCANO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125456 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1400 "inscrito_id" => 3389 "titulo" => "ACADEMIA MAKER: CURSOS DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO POR MEIO DA ROBÓTICA E ELETRÔNICA, APLICADOS EM ESCOLAS DO SERTÃO PERNAMBUCANO" "resumo" => "A presença de comportamentos digitais e tecnologias na escola e na vida dos alunos deve ser parte do processo educacional. No entanto, estudantes nos níveis fundamental e médio são negativamente impactados por essas tecnologias, pois são meros usuários de produtos prontos e conteúdos fechados. Dessa forma, torna-se fundamental aperfeiçoar o uso e gerar experiências de aprendizagem significativas, proporcionando aos estudantes o protagonismo do seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, o uso da programação voltada à solução de problemas representa um instrumento poderoso de inclusão tecnológica e digital. Nesse projeto, foi desenvolvida uma metodologia pedagógica baseada na aprendizagem baseada em projetos, técnicas de gamificação e na oferta de conhecimento sob demanda, para trabalhar os princípios de programação, eletrônica e robótica com estudantes de Ensino Fundamental da rede pública do Sertão Pernambucano. Para tanto, fez-se uso de ferramentas de programação em blocos, dispositivos de eletrônica e robótica, permitindo a oferta de cursos de 20h, o primeiro, denominado “Academia Maker: Introdução à Programação por Meio da Robótica” ofertado para o público do 8° e 9° ano do ensino fundamental e e segundo, destinado a estudantes dos 6° e 7°ano do ensino fundamental, baseia-se em atividades que utilizam o kit e plataforma LEGO. Ao longo dos dois anos de execução do projeto foram certificados mais de 600 estudantes, principalmente alunos de comunidades quilombolas, indígenas e rurais, com uma taxa de evasão inferior a 1% no último ano do projeto. Além disso, mais de 50% dos estudantes certificados são meninas, público que, muitas vezes, se sente a parte desse tipo de ação. Nesse aspecto, com a participação nessas atividades muitos desses estudantes passam a compreender que cursos na área de tecnologia são possibilidades factíveis para sua formação e passam a vislumbrar como essas tecnologias podem ser utilizadas para modificar a realidade das comunidades nas quais estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3389_TB1400_10112025232150.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LEMOS DE ALMEIDA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "PEDRO LEMOS" "autor_email" => "pedro.lemos@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125456 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1400 "inscrito_id" => 3389 "titulo" => "ACADEMIA MAKER: CURSOS DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO POR MEIO DA ROBÓTICA E ELETRÔNICA, APLICADOS EM ESCOLAS DO SERTÃO PERNAMBUCANO" "resumo" => "A presença de comportamentos digitais e tecnologias na escola e na vida dos alunos deve ser parte do processo educacional. No entanto, estudantes nos níveis fundamental e médio são negativamente impactados por essas tecnologias, pois são meros usuários de produtos prontos e conteúdos fechados. Dessa forma, torna-se fundamental aperfeiçoar o uso e gerar experiências de aprendizagem significativas, proporcionando aos estudantes o protagonismo do seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, o uso da programação voltada à solução de problemas representa um instrumento poderoso de inclusão tecnológica e digital. Nesse projeto, foi desenvolvida uma metodologia pedagógica baseada na aprendizagem baseada em projetos, técnicas de gamificação e na oferta de conhecimento sob demanda, para trabalhar os princípios de programação, eletrônica e robótica com estudantes de Ensino Fundamental da rede pública do Sertão Pernambucano. Para tanto, fez-se uso de ferramentas de programação em blocos, dispositivos de eletrônica e robótica, permitindo a oferta de cursos de 20h, o primeiro, denominado “Academia Maker: Introdução à Programação por Meio da Robótica” ofertado para o público do 8° e 9° ano do ensino fundamental e e segundo, destinado a estudantes dos 6° e 7°ano do ensino fundamental, baseia-se em atividades que utilizam o kit e plataforma LEGO. Ao longo dos dois anos de execução do projeto foram certificados mais de 600 estudantes, principalmente alunos de comunidades quilombolas, indígenas e rurais, com uma taxa de evasão inferior a 1% no último ano do projeto. Além disso, mais de 50% dos estudantes certificados são meninas, público que, muitas vezes, se sente a parte desse tipo de ação. Nesse aspecto, com a participação nessas atividades muitos desses estudantes passam a compreender que cursos na área de tecnologia são possibilidades factíveis para sua formação e passam a vislumbrar como essas tecnologias podem ser utilizadas para modificar a realidade das comunidades nas quais estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3389_TB1400_10112025232150.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LEMOS DE ALMEIDA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "PEDRO LEMOS" "autor_email" => "pedro.lemos@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }