MARCAS DE ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125457 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1403 "inscrito_id" => 8677 "titulo" => "MARCAS DE ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar as principais marcas de oralidade em atividades escritas, por alunos do 7°ano do ensino fundamental, de escola pública do município de Imperatriz-MA. É perceptível que a oralidade desempenha um papel crucial para o desenvolvimento da linguagem e das habilidades da comunicação. A pesquisa é qualitativa, de cunho etnográfico, fundamentada em estudos de autores como Bortoni-Ricardo (2008), Marcuschi (2001) Fávero (2002), Cereja (2005). As marcas da oralidade se constituem na reprodução da fala na escrita dos alunos, que é algo regular no início da escolarização que deve ser corrigido. Um trabalho mais focado na escrita dos alunos pode corrigir esse problema. Os dados mostraram que os alunos transferem a mensagem oral na grafia e as influências são socioculturais, em que as pessoas do seu âmbito não frequentam o ambiente escolar, o conhecimento apenas da língua materna, com isso os alunos tendem a não distinguir as diferenças orais, é perceptível que os mesmos não diferem o som de algumas vogais, silabas e dígrafos, e consequentemente as marcas da oralidade estão presentes em suas produções textuais. A relevância desse estudo se dá por poder contribuir com o ensino da escrita, de forma que o aluno saiba entender e fazer diferença entre a fala e a escrita, no âmbito das produções textuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8677_TB1403_30102025172058.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA DE SOUSA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "sousafernandesthalita@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125457 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1403 "inscrito_id" => 8677 "titulo" => "MARCAS DE ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar as principais marcas de oralidade em atividades escritas, por alunos do 7°ano do ensino fundamental, de escola pública do município de Imperatriz-MA. É perceptível que a oralidade desempenha um papel crucial para o desenvolvimento da linguagem e das habilidades da comunicação. A pesquisa é qualitativa, de cunho etnográfico, fundamentada em estudos de autores como Bortoni-Ricardo (2008), Marcuschi (2001) Fávero (2002), Cereja (2005). As marcas da oralidade se constituem na reprodução da fala na escrita dos alunos, que é algo regular no início da escolarização que deve ser corrigido. Um trabalho mais focado na escrita dos alunos pode corrigir esse problema. Os dados mostraram que os alunos transferem a mensagem oral na grafia e as influências são socioculturais, em que as pessoas do seu âmbito não frequentam o ambiente escolar, o conhecimento apenas da língua materna, com isso os alunos tendem a não distinguir as diferenças orais, é perceptível que os mesmos não diferem o som de algumas vogais, silabas e dígrafos, e consequentemente as marcas da oralidade estão presentes em suas produções textuais. A relevância desse estudo se dá por poder contribuir com o ensino da escrita, de forma que o aluno saiba entender e fazer diferença entre a fala e a escrita, no âmbito das produções textuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8677_TB1403_30102025172058.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA DE SOUSA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "sousafernandesthalita@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }