Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MARCAS DE ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as principais marcas de oralidade em atividades escritas, por alunos do 7°ano do ensino fundamental, de escola pública do município de Imperatriz-MA. É perceptível que a oralidade desempenha um papel crucial para o desenvolvimento da linguagem e das habilidades da comunicação. A pesquisa é qualitativa, de cunho etnográfico, fundamentada em estudos de autores como Bortoni-Ricardo (2008), Marcuschi (2001) Fávero (2002), Cereja (2005). As marcas da oralidade se constituem na reprodução da fala na escrita dos alunos, que é algo regular no início da escolarização que deve ser corrigido. Um trabalho mais focado na escrita dos alunos pode corrigir esse problema. Os dados mostraram que os alunos transferem a mensagem oral na grafia e as influências são socioculturais, em que as pessoas do seu âmbito não frequentam o ambiente escolar, o conhecimento apenas da língua materna, com isso os alunos tendem a não distinguir as diferenças orais, é perceptível que os mesmos não diferem o som de algumas vogais, silabas e dígrafos, e consequentemente as marcas da oralidade estão presentes em suas produções textuais. A relevância desse estudo se dá por poder contribuir com o ensino da escrita, de forma que o aluno saiba entender e fazer diferença entre a fala e a escrita, no âmbito das produções textuais.

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