LETRAS QUE TRANSFORMAM: A JORNADA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125459 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1408 "inscrito_id" => 8511 "titulo" => "LETRAS QUE TRANSFORMAM: A JORNADA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL" "resumo" => "O presente trabalho explora a jornada da alfabetização no Brasil, destacando que o processo de aquisição da leitura e da escrita, bem como seu uso social, representa a porta de entrada para a cidadania, se alinhando, a uma das finalidades da educação brasileira. O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece como uma de suas metas a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental (BRASIL, 2014). Para alcançar esse objetivo, diversas políticas públicas voltadas à alfabetização de crianças na idade certa têm sido implementadas por todo o território nacional. Neste contexto, este artigo, fundamentado em documentos oficiais e em referenciais teóricos como Ferreiro, Soares e outros que discutem a temática da alfabetização, contextualiza o que envolve esse processo e os desafios enfrentados ao longo do percurso. Entre esses desafios, destacam-se as desigualdades sociais, a escassez de recursos e a formação inicial e continuada dos professores. Reconhecendo que a alfabetização é um compromisso coletivo, apresentamos também o Programa Alfabetização Responsável (PAR), uma iniciativa do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP). Este programa oferece, de forma gratuita, formação continuada para professores e gestores dos municípios paulistas, com o intuito de auxiliar as redes educacionais a atingirem os objetivos do PNE. Assim, educadores, gestores públicos e a iniciativa privada, por meio do PAR, buscam criar um ambiente que estimula o aprendizado e valoriza o ensino. Afinal, mais do que um objetivo educacional, a alfabetização é um ato de cidadania." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8511_TB1408_30102025195254.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELLEN MORAES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "SUELLEN MORAES" "autor_email" => "suellen.paiva@sesisp.org.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125459 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1408 "inscrito_id" => 8511 "titulo" => "LETRAS QUE TRANSFORMAM: A JORNADA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL" "resumo" => "O presente trabalho explora a jornada da alfabetização no Brasil, destacando que o processo de aquisição da leitura e da escrita, bem como seu uso social, representa a porta de entrada para a cidadania, se alinhando, a uma das finalidades da educação brasileira. O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece como uma de suas metas a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental (BRASIL, 2014). Para alcançar esse objetivo, diversas políticas públicas voltadas à alfabetização de crianças na idade certa têm sido implementadas por todo o território nacional. Neste contexto, este artigo, fundamentado em documentos oficiais e em referenciais teóricos como Ferreiro, Soares e outros que discutem a temática da alfabetização, contextualiza o que envolve esse processo e os desafios enfrentados ao longo do percurso. Entre esses desafios, destacam-se as desigualdades sociais, a escassez de recursos e a formação inicial e continuada dos professores. Reconhecendo que a alfabetização é um compromisso coletivo, apresentamos também o Programa Alfabetização Responsável (PAR), uma iniciativa do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP). Este programa oferece, de forma gratuita, formação continuada para professores e gestores dos municípios paulistas, com o intuito de auxiliar as redes educacionais a atingirem os objetivos do PNE. Assim, educadores, gestores públicos e a iniciativa privada, por meio do PAR, buscam criar um ambiente que estimula o aprendizado e valoriza o ensino. Afinal, mais do que um objetivo educacional, a alfabetização é um ato de cidadania." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8511_TB1408_30102025195254.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELLEN MORAES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "SUELLEN MORAES" "autor_email" => "suellen.paiva@sesisp.org.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }