Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS SOBRE A MATEMÁTICA: CAMINHOS PARA UMA (RE)CONCEITUAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A concepção tradicional do ensino da matemática em sua grande maioria dificulta os processos de ensino e aprendizagem no processo de escolarização, isso acaba refletindo na concepção de que matemática é para poucos, que ela é inacessível para os/as alunos/as, ou que ela está desligada da realidade (Caraça, 1951). Diante desse cenário, este trabalho objetiva refletir sobre uma (re)construção da concepção de matemática, a partir do diálogo entre a Etnomatemática e a Teoria Histórico-Cultural (THC), a fim de promover o ensino contextualizado, intercultural e socialmente significativo. A matemática não é neutra, mas sim uma construção cultural do ser humano, que não é pronta e acabada, mas se transforma de acordo com as necessidades socioculturais do ser humano. Por meio de levantamento bibliográfico sobre o ensino da matemática destacamos a Etnomatemática (D’Ambrosio, 2002) e a THC de Vygotsky (2007) e seus seguidores, discutimos como a relação e a interação entre os conceitos cotidianos e os conceitos científicos podem contribuir para a apropriação do conhecimento matemático integrando os conceitos matemáticos com práticas culturais, linguagens e saberes diversos, promovendo um aprendizado mais significativo. Concluímos que essa (re) conceituação da matemática e do ensino de matemática na escola pode contribuir para a valorização das múltiplas formas de conhecimento e de aprendizagem, tornando-se acessível e se relacionando com a vida dos estudantes.

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