A INCLUSÃO NA PALMA DA MÃO: POSSIBLILIDADES EDUCATIVAS PARA ALUNOS AUTISTAS A PARTIR DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125463 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1417 "inscrito_id" => 4381 "titulo" => "A INCLUSÃO NA PALMA DA MÃO: POSSIBLILIDADES EDUCATIVAS PARA ALUNOS AUTISTAS A PARTIR DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS" "resumo" => "Esta comunicação visa apresentar o resultado de um estudo relacionado à Educação Especial, sob a perspectiva da inclusão. Sabemos que este tema tem sido alvo de intensos debates nas últimas décadas. Por isso enfatizar um diálogo estruturado neste paradigma educacional, que valoriza os direitos humanos, enfatizando a busca por equidade nas oportunidades educacionais. Neste estudo, apresentamos uma intersecção entre educação especial, tecnologias assistivas e o atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), objetivando compartilhar ações que pontuem como as tecnologias assistivas podem potencializar o aprendizado e a inclusão desses estudantes no ambiente escolar. A pesquisa foi fundamentada nas contribuições de teóricos da área como: Braga (2018), Bersch (2017), Costa (2023), Lourinho (2019), Santos (2020) e Silva (2023). O campo de implementação da pesquisa foi a escola IEMA Pleno São Luís, vale ressaltar, ainda que este estudo se alinha às atividades do Grupo de Pesquisa “A Ciência é Pop”, certificado pelo CNPq, cuja proposta fomenta discussões que promovam a interação entre os integrantes da Educação Básica, preparando-os para a produção da escrita criativa e incentivando o trabalho colaborativo. Acreditamos que as tecnologias assistivas facilitam a execução de várias tarefas do cotidiano de pessoas com deficiência, têm se apresentado como possibilidades de construção de autonomia e mais independência, tanto para auxiliar nas tarefas mais simples no âmbito doméstico, como as mais sofisticadas demandas na esfera escolar, profissional, dentre outras, enquanto ferramentas que facilitam a realização de diversas atividades do cotidiano de pessoas com deficiência, constituem não apenas possibilidades de construção de autonomia e independência, mas também oferecem suporte em tarefas cotidianas e na esfera escolar e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4381_TB1417_28102025130008.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA ARAÚJO PRADO" "autor_nome_curto" => "ÂNGELA" "autor_email" => "ktcha_angel@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125463 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1417 "inscrito_id" => 4381 "titulo" => "A INCLUSÃO NA PALMA DA MÃO: POSSIBLILIDADES EDUCATIVAS PARA ALUNOS AUTISTAS A PARTIR DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS" "resumo" => "Esta comunicação visa apresentar o resultado de um estudo relacionado à Educação Especial, sob a perspectiva da inclusão. Sabemos que este tema tem sido alvo de intensos debates nas últimas décadas. Por isso enfatizar um diálogo estruturado neste paradigma educacional, que valoriza os direitos humanos, enfatizando a busca por equidade nas oportunidades educacionais. Neste estudo, apresentamos uma intersecção entre educação especial, tecnologias assistivas e o atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), objetivando compartilhar ações que pontuem como as tecnologias assistivas podem potencializar o aprendizado e a inclusão desses estudantes no ambiente escolar. A pesquisa foi fundamentada nas contribuições de teóricos da área como: Braga (2018), Bersch (2017), Costa (2023), Lourinho (2019), Santos (2020) e Silva (2023). O campo de implementação da pesquisa foi a escola IEMA Pleno São Luís, vale ressaltar, ainda que este estudo se alinha às atividades do Grupo de Pesquisa “A Ciência é Pop”, certificado pelo CNPq, cuja proposta fomenta discussões que promovam a interação entre os integrantes da Educação Básica, preparando-os para a produção da escrita criativa e incentivando o trabalho colaborativo. Acreditamos que as tecnologias assistivas facilitam a execução de várias tarefas do cotidiano de pessoas com deficiência, têm se apresentado como possibilidades de construção de autonomia e mais independência, tanto para auxiliar nas tarefas mais simples no âmbito doméstico, como as mais sofisticadas demandas na esfera escolar, profissional, dentre outras, enquanto ferramentas que facilitam a realização de diversas atividades do cotidiano de pessoas com deficiência, constituem não apenas possibilidades de construção de autonomia e independência, mas também oferecem suporte em tarefas cotidianas e na esfera escolar e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4381_TB1417_28102025130008.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA ARAÚJO PRADO" "autor_nome_curto" => "ÂNGELA" "autor_email" => "ktcha_angel@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }