ANÁLISE DO DESEMPENHO DAS ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO NA PRÉ-PANDEMIA E PANDEMIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125465 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1419 "inscrito_id" => 8619 "titulo" => "ANÁLISE DO DESEMPENHO DAS ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO NA PRÉ-PANDEMIA E PANDEMIA" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 trouxe impactos significativos para diversos setores da sociedade, incluindo a educação. No estado de São Paulo, as escolas enfrentaram mudanças drásticas durante a pandemia, uma vez que tiveram que se adequar rapidamente ao ensino remoto, o que implicou em investimentos em tecnologia e capacitação de professores. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar a situação educacional antes e durante a pandemia no estado de São Paulo. Com a utilização da técnicas de Aprendizado de Máquina supervisionado, o estudo se ancorou em práticas apresentadas em trabalhos relacionados. A pesquisa, de natureza experimental, teve início com acoleta de dados do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Após a coleta, os dados foram limpos e transformados, e em seguida, submetidos à clusterização utilizando Jupyter Notebook. Gráficos elaborados no Excel ajudaram na análise dos clusters. A comparação dos clusters pré-pandemia e durante a pandemia revelou mudanças importantes na distribuição demográfica e no desempenho acadêmico dos alunos. Antes da pandemia, a maioria dos alunos estava nos Anos Iniciais, seguidos pelos Anos Finais e pelo Ensino Médio. Observou-se que o desempenho acadêmico era melhor em escolas com menos alunos por unidade escolar. Já durante a pandemia, houve um aumento na retenção por frequência e rendimento insuficiente em todos os níveis escolares, destacando os desafios da adaptação ao ensino remoto. A pandemia intensificou esses desafios, especialmente, para alunos dos Anos Iniciais e Finais. Também foi observada uma mudança na distribuição étnica, com uma maior concentração de alunos brancos e pardos. Estes dados sublinham a necessidade de uma abordagem educacional adaptativa, considerando as características demográficas e as características acadêmicas específicas. A pesquisa ressalta a importância da colaboração entre escolas, comunidades e autoridades educacionais para implementar estratégias eficazes, garantindo educação de qualidade para os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8619_TB1419_30102025112605.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE RAITZ CERVENCOVE" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulofernandaraitz@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA (FATEC SO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125465 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1419 "inscrito_id" => 8619 "titulo" => "ANÁLISE DO DESEMPENHO DAS ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO NA PRÉ-PANDEMIA E PANDEMIA" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 trouxe impactos significativos para diversos setores da sociedade, incluindo a educação. No estado de São Paulo, as escolas enfrentaram mudanças drásticas durante a pandemia, uma vez que tiveram que se adequar rapidamente ao ensino remoto, o que implicou em investimentos em tecnologia e capacitação de professores. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar a situação educacional antes e durante a pandemia no estado de São Paulo. Com a utilização da técnicas de Aprendizado de Máquina supervisionado, o estudo se ancorou em práticas apresentadas em trabalhos relacionados. A pesquisa, de natureza experimental, teve início com acoleta de dados do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Após a coleta, os dados foram limpos e transformados, e em seguida, submetidos à clusterização utilizando Jupyter Notebook. Gráficos elaborados no Excel ajudaram na análise dos clusters. A comparação dos clusters pré-pandemia e durante a pandemia revelou mudanças importantes na distribuição demográfica e no desempenho acadêmico dos alunos. Antes da pandemia, a maioria dos alunos estava nos Anos Iniciais, seguidos pelos Anos Finais e pelo Ensino Médio. Observou-se que o desempenho acadêmico era melhor em escolas com menos alunos por unidade escolar. Já durante a pandemia, houve um aumento na retenção por frequência e rendimento insuficiente em todos os níveis escolares, destacando os desafios da adaptação ao ensino remoto. A pandemia intensificou esses desafios, especialmente, para alunos dos Anos Iniciais e Finais. Também foi observada uma mudança na distribuição étnica, com uma maior concentração de alunos brancos e pardos. Estes dados sublinham a necessidade de uma abordagem educacional adaptativa, considerando as características demográficas e as características acadêmicas específicas. A pesquisa ressalta a importância da colaboração entre escolas, comunidades e autoridades educacionais para implementar estratégias eficazes, garantindo educação de qualidade para os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8619_TB1419_30102025112605.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE RAITZ CERVENCOVE" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulofernandaraitz@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA (FATEC SO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }