Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LINGUAGEM COMO FORMA DE INTERAÇÃO EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS EXERCÍCIOS DO GÊNERO HQ EM LIVROS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125467
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1424
    "inscrito_id" => 8699
    "titulo" => "A LINGUAGEM COMO FORMA DE INTERAÇÃO EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS EXERCÍCIOS DO GÊNERO HQ EM LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "Desde a década de 70, o Livro Didático (LD) permanece atuando como material auxiliar essencial em sala de aula para muitos professores na efetivação de seu serviço. Com isso, embora tenhamos observado várias inovações no modo como se ensina a língua portuguesa (LP), ainda é frequente a permanência de concepções tradicionais da linguagem, encontradas e repercutidas durante as décadas, especialmente por intermédio dos próprios LD, dificultando, então, os possíveis avanços no ensino. Sob essa perspectiva, o principal objetivo deste trabalho é analisar se os novos tipos de atividades propostos nos últimos anos, com foco em uma história em quadrinhos (HQ), têm sido abordados de maneira que considere o contexto atual, ou seja, a partir do paradigma da 3ª concepção de linguagem. O método utilizado para a realização desse trabalho consiste em analisar qual das três concepções tem maior destaque nas perguntas relacionadas à tira intitulada “Quase nada” (Fábio Moon e Gabriel Bá), presente no LD “Se liga na língua”, publicado no ano de 2016 para o 1º ano do Ensino Médio, dos autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, e corroborar se elas são evidenciadas conforme as necessidades estudantis da atualidade. O resultado foi satisfatório ao confirmar a predominância da 3ª concepção de linguagem apesar da presença de outra concepção, o que enfatiza a importância do professor no seu papel de mediador de ensino diante de tais circunstâncias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8699_TB1424_30102025022845.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA STEFANE PINHEIRO SENA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LORENA MARTINS"
    "autor_email" => "lorenastefane.sena@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125467
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1424
    "inscrito_id" => 8699
    "titulo" => "A LINGUAGEM COMO FORMA DE INTERAÇÃO EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS EXERCÍCIOS DO GÊNERO HQ EM LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "Desde a década de 70, o Livro Didático (LD) permanece atuando como material auxiliar essencial em sala de aula para muitos professores na efetivação de seu serviço. Com isso, embora tenhamos observado várias inovações no modo como se ensina a língua portuguesa (LP), ainda é frequente a permanência de concepções tradicionais da linguagem, encontradas e repercutidas durante as décadas, especialmente por intermédio dos próprios LD, dificultando, então, os possíveis avanços no ensino. Sob essa perspectiva, o principal objetivo deste trabalho é analisar se os novos tipos de atividades propostos nos últimos anos, com foco em uma história em quadrinhos (HQ), têm sido abordados de maneira que considere o contexto atual, ou seja, a partir do paradigma da 3ª concepção de linguagem. O método utilizado para a realização desse trabalho consiste em analisar qual das três concepções tem maior destaque nas perguntas relacionadas à tira intitulada “Quase nada” (Fábio Moon e Gabriel Bá), presente no LD “Se liga na língua”, publicado no ano de 2016 para o 1º ano do Ensino Médio, dos autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, e corroborar se elas são evidenciadas conforme as necessidades estudantis da atualidade. O resultado foi satisfatório ao confirmar a predominância da 3ª concepção de linguagem apesar da presença de outra concepção, o que enfatiza a importância do professor no seu papel de mediador de ensino diante de tais circunstâncias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8699_TB1424_30102025022845.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA STEFANE PINHEIRO SENA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LORENA MARTINS"
    "autor_email" => "lorenastefane.sena@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Desde a década de 70, o Livro Didático (LD) permanece atuando como material auxiliar essencial em sala de aula para muitos professores na efetivação de seu serviço. Com isso, embora tenhamos observado várias inovações no modo como se ensina a língua portuguesa (LP), ainda é frequente a permanência de concepções tradicionais da linguagem, encontradas e repercutidas durante as décadas, especialmente por intermédio dos próprios LD, dificultando, então, os possíveis avanços no ensino. Sob essa perspectiva, o principal objetivo deste trabalho é analisar se os novos tipos de atividades propostos nos últimos anos, com foco em uma história em quadrinhos (HQ), têm sido abordados de maneira que considere o contexto atual, ou seja, a partir do paradigma da 3ª concepção de linguagem. O método utilizado para a realização desse trabalho consiste em analisar qual das três concepções tem maior destaque nas perguntas relacionadas à tira intitulada “Quase nada” (Fábio Moon e Gabriel Bá), presente no LD “Se liga na língua”, publicado no ano de 2016 para o 1º ano do Ensino Médio, dos autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, e corroborar se elas são evidenciadas conforme as necessidades estudantis da atualidade. O resultado foi satisfatório ao confirmar a predominância da 3ª concepção de linguagem apesar da presença de outra concepção, o que enfatiza a importância do professor no seu papel de mediador de ensino diante de tais circunstâncias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.