Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE QUÍMICA E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE AS QUEIMADAS NA AMAZÔNIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nos últimos anos, a concentração de material particulado na atmosfera da Amazônia tem aumentado de forma alarmante, especialmente em períodos mais secos, agravados pelas queimadas intensificadas na região. Diante desse cenário, este estudo discute a implementação de um projeto educativo interdisciplinar no ensino de Química, buscando contextualizar o conhecimento químico a partir da problemática ambiental das queimadas no sul do Amazonas. A iniciativa ocorreu durante o período seco de 2024, marcada por uma das maiores estiagens do Rio Madeira e pelo aumento expressivo dos focos de incêndio, fatores determinantes para a poluição da qualidade do ar na região. Como parte do projeto, estudantes do ensino médio técnico em Administração, Informática e Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), campus Humaitá, realizaram pesquisas em bases de dados oficiais sobre poluição atmosférica e elaboraram jornais digitais informativos sobre as causas, consequências e possíveis soluções para as queimadas na região. O foco das discussões esteve na formação de substâncias químicas tóxicas e suas interações com o Meio Ambiente. A metodologia adotada fundamentou-se em abordagens ativas de ensino, enfatizando o protagonismo discente na construção do conhecimento. Os jornais, elaborados com a ferramenta digital CANVA, foram direcionados à comunidade acadêmica, relacionando conceitos químicos, como transformações da matéria e reações químicas, com a realidade local. Além da visão pedagógica, o projeto promoveu a conscientização e sensibilização ambiental dos estudantes, incentivando reflexões sobre mudanças climáticas e impactos antrópicos. Durante o período crítico das queimadas, as aulas foram suspensas devido aos níveis alarmantes de material particulado na atmosfera, que atingiram 500,00 µg/m³. Conclui-se que o projeto proporcionou uma aprendizagem integrativa e interdisciplinar, estimulando o engajamento discente na compreensão dos impactos ambientais e na busca por soluções para a crise climática.

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