Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: USO DE FILAMENTOS DE PET PARA MODELOS MOLECULARES 3D

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A impressão 3D, também denominada manufatura aditiva, tem se demostrado como uma tecnologia inovadora, permitindo a fabricação de objetos tridimensionais de maneira acessível e customizada. No contexto educacional, essa ferramenta pode ser utilizada para suprir a carência de materiais didáticos, especialmente no Ensino de Química, onde a compreensão da formação molecular representa um desafio para os discentes. Com base nos princípios da interdisciplinaridade e na abordagem de aprendizagem ativa, este estudo tem como objetivo demonstrar a viabilidade da integração entre os conhecimentos técnicos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornando o ensino mais atrativo e eficiente para os alunos. A atividade proposta promoveu a interação entre a disciplina de Química e os conhecimentos técnicos do curso em nível médio de Informática, por meio da criação de modelos moleculares 3D utilizando filamentos de PET (Polietileno Tereftalato) reciclados. Os estudantes do último ano do ensino médio técnico em Informática do Instituto Federal do Amazonas, campus Humaitá, já familiarizados com a tecnologia de impressão 3D, foram incentivados a projetar e fabricar modelos tridimensionais das moléculas da água e da dopamina, proporcionando uma compreensão mais concreta das estruturas moleculares em visão tridimensional. Os modelos produzidos foram incorporados ao acervo didático do instituto, para uso futuro nas aulas de Química. A atividade, caracterizada por seu dinamismo e capacidade motivadora, fomentou a interação entre a BNCC e os saberes específicos da formação técnica, promovendo uma aprendizagem significativa. Ademais, a utilização de materiais recicláveis estimulou a conscientização ambiental, integrando o ensino de Química às questões de sustentabilidade e tecnologia. Os resultados indicam que essa abordagem favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioambientais, tornando o ensino mais dinâmico, contextualizado e alinhado às demandas contemporâneas da educação científica.

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