Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125472
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1430
    "inscrito_id" => 4433
    "titulo" => "RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS."
    "resumo" => "O ensino e a aprendizagem é um processo que envolve várias questões e demanda diferentes estratégias metodológicas a fim de valorizar e ampliar os conhecimentos dos alunos. Uma interessante opção didática são os recursos audiovisuais, como filmes, documentários, séries e músicas originais. Objetivando contribuir com a formação acadêmica de graduandos em licenciatura em biologia do Instituto Federal do Maranhão, elaboramos uma oficina intitulada Recursos Audiovisuais para o Ensino das Ciências aplicada em dezembro de 2024. Esta ação faz parte do Laboratório de ensino de ciências e biologia e de seus Eixos Metodológicos. Tivemos um total de 10 participantes e a oficina foi dividida em seis momentos didáticos: apresentação do Eixo Cinematográfico (exemplos de filmes e sua aplicação), divisão dos graduandos em equipes para pesquisarem um exemplo de filme dentro da temática sorteada, compartilhamento das descobertas, apresentação do Eixo Musical (exemplos de músicas originais e sua aplicação), pesquisa pelas equipes de um exemplo e sua utilização, compartilhamento das descobertas. A partir da pesquisa e apresentação dos graduandos foi possível dialogar sobre cinco filmes e um documentário abordando os conteúdos biologia marinha, relações ecológicas, artrópodes, doenças e reino animalia. Já no que diz respeito às músicas como recurso avaliamos quatro exemplos integrados com temas como preservação ambiental, plantas, doenças, aves, higienização. Foi possível perceber através da participação e fala dos graduandos que eles desconheciam essas possibilidades metodológicas de utilização de recursos audiovisuais para o ensino de ciências, especialmente da forma que propusemos, ou seja, planejando os filmes e músicas como recurso totalmente integrado aos momentos de aula, tendo aplicação em sala de aula vinculando ao conteúdo teórico estudado. A linguagem cinematográfica desperta a curiosidade e interesse assim como a melodia e a letra das músicas acaba por envolver e dinamizar quando direcionadas a um propósito pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4433_TB1430_29102025082653.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA VIEIRA DOS SANTOS MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELA"
    "autor_email" => "isabela@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125472
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1430
    "inscrito_id" => 4433
    "titulo" => "RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS."
    "resumo" => "O ensino e a aprendizagem é um processo que envolve várias questões e demanda diferentes estratégias metodológicas a fim de valorizar e ampliar os conhecimentos dos alunos. Uma interessante opção didática são os recursos audiovisuais, como filmes, documentários, séries e músicas originais. Objetivando contribuir com a formação acadêmica de graduandos em licenciatura em biologia do Instituto Federal do Maranhão, elaboramos uma oficina intitulada Recursos Audiovisuais para o Ensino das Ciências aplicada em dezembro de 2024. Esta ação faz parte do Laboratório de ensino de ciências e biologia e de seus Eixos Metodológicos. Tivemos um total de 10 participantes e a oficina foi dividida em seis momentos didáticos: apresentação do Eixo Cinematográfico (exemplos de filmes e sua aplicação), divisão dos graduandos em equipes para pesquisarem um exemplo de filme dentro da temática sorteada, compartilhamento das descobertas, apresentação do Eixo Musical (exemplos de músicas originais e sua aplicação), pesquisa pelas equipes de um exemplo e sua utilização, compartilhamento das descobertas. A partir da pesquisa e apresentação dos graduandos foi possível dialogar sobre cinco filmes e um documentário abordando os conteúdos biologia marinha, relações ecológicas, artrópodes, doenças e reino animalia. Já no que diz respeito às músicas como recurso avaliamos quatro exemplos integrados com temas como preservação ambiental, plantas, doenças, aves, higienização. Foi possível perceber através da participação e fala dos graduandos que eles desconheciam essas possibilidades metodológicas de utilização de recursos audiovisuais para o ensino de ciências, especialmente da forma que propusemos, ou seja, planejando os filmes e músicas como recurso totalmente integrado aos momentos de aula, tendo aplicação em sala de aula vinculando ao conteúdo teórico estudado. A linguagem cinematográfica desperta a curiosidade e interesse assim como a melodia e a letra das músicas acaba por envolver e dinamizar quando direcionadas a um propósito pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4433_TB1430_29102025082653.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA VIEIRA DOS SANTOS MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELA"
    "autor_email" => "isabela@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino e a aprendizagem é um processo que envolve várias questões e demanda diferentes estratégias metodológicas a fim de valorizar e ampliar os conhecimentos dos alunos. Uma interessante opção didática são os recursos audiovisuais, como filmes, documentários, séries e músicas originais. Objetivando contribuir com a formação acadêmica de graduandos em licenciatura em biologia do Instituto Federal do Maranhão, elaboramos uma oficina intitulada Recursos Audiovisuais para o Ensino das Ciências aplicada em dezembro de 2024. Esta ação faz parte do Laboratório de ensino de ciências e biologia e de seus Eixos Metodológicos. Tivemos um total de 10 participantes e a oficina foi dividida em seis momentos didáticos: apresentação do Eixo Cinematográfico (exemplos de filmes e sua aplicação), divisão dos graduandos em equipes para pesquisarem um exemplo de filme dentro da temática sorteada, compartilhamento das descobertas, apresentação do Eixo Musical (exemplos de músicas originais e sua aplicação), pesquisa pelas equipes de um exemplo e sua utilização, compartilhamento das descobertas. A partir da pesquisa e apresentação dos graduandos foi possível dialogar sobre cinco filmes e um documentário abordando os conteúdos biologia marinha, relações ecológicas, artrópodes, doenças e reino animalia. Já no que diz respeito às músicas como recurso avaliamos quatro exemplos integrados com temas como preservação ambiental, plantas, doenças, aves, higienização. Foi possível perceber através da participação e fala dos graduandos que eles desconheciam essas possibilidades metodológicas de utilização de recursos audiovisuais para o ensino de ciências, especialmente da forma que propusemos, ou seja, planejando os filmes e músicas como recurso totalmente integrado aos momentos de aula, tendo aplicação em sala de aula vinculando ao conteúdo teórico estudado. A linguagem cinematográfica desperta a curiosidade e interesse assim como a melodia e a letra das músicas acaba por envolver e dinamizar quando direcionadas a um propósito pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.