Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS DIGITAIS: ESPANHOL APRENDENDO E ENTRETENDO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O uso da tecnologia, sobretudo os jogos digitais, trazem a aula de língua espanhola e outras disciplinas, o ludismo para ensinar o léxico e a gramatica de forma interligadas, facilitando a aprendizagem protagônica dos alunos e promovendo que o docente atue como mediador e motivador para desenvolvimento criativo. Mas, muitos professores mesmo em contato com a tecnologia atual, ainda tem dificuldades de adaptar as ferramentas para a sala de aula, o que muitas vezes o põe contra o uso, por exemplo, de jogos digitais, por pensar que são criados para entreter e não para ensinar. Desta forma, o objetivo deste estudo é apresentar o potencial dos jogos digitais como artefato didático auxiliadores no trabalho docente na aula de língua espanhola. Embasado nas teorias de Almeida (2011), Ausubel (1980) e Levý (1999), tratamos o meio digital como espaço de promoção da aprendizagem como facilitador do trabalho do docente e protagonismo estudantil. Para isso, foi realizada uma pesquisa ação, de natureza qualitativa, com o intuito de promover formação docente com estudantes do curso de Graduação em Letras Língua Espanhola, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através de uma oficina formativa para docentes em formação, onde foram apresentadas teorias e plataformas de jogos digitais com potencial didático no ensino de idiomas, através de metodologias ativas, apresentando ainda experiencias de sala de aula realizadas anteriormente com os jogos expostos. Ao final os participantes planejaram uma aula, pondo em pratica os conhecimento adquiridos e além da sua criatividade dos mesmos. A partir dessa experiencia, concluímos que os jogos digitais em sala de aula revelam o lado criativo do docente e do aluno, com aulas mais atrativas e dinâmicas, não apenas tornando o docente mero reprodutor do conhecimento, a ponto de tornar o aluno como participante ativo no processo de aprendizagem.

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