RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO SOBRE O DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125482 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1453 "inscrito_id" => 2648 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO SOBRE O DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente relato de experiência aborda o desenvolvimento de um projeto de conscientização do descarte correto de pilhas e baterias em uma eletiva na escola EREM Capitão Manoel Gomes D’Assunção, sendo parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), o Brasil, um dos países com maior produção de lixo eletrônico no mundo (Teixeira et al., 2021), anualmente produz cerca de 3 bilhões de pilhas e 25 milhões de baterias para uso doméstico, entrando nesse quantitativo baterias de celulares, de carros e industriais (Bezerra et al., 2016). Grande parte desses materiais é descartado de forma incorreta, afetando os solos, os lençóis freáticos e os seres humanos, devido aos metais e substâncias químicas tóxicas encontradas neles. (Costa et al., 2023). Com isso, visando conscientizar e informar os estudantes acerca das consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias, o projeto envolveu os discentes na construção e divulgação de um papa-pilha na escola. Isso possibilitou a criação de um local correto para os alunos descartaram pilhas e baterias, sendo o material destinado para um local que recebe e finaliza o descarte corretamente. Dentre as etapas para o desenvolvimento do projeto, teve-se o levantamento de conhecimentos prévios, aulas expositivas dialogadas, construção do papa-pilha, e sua divulgação na escola e comunidade. Os resultados demonstraram um aumento significativo no interesse e na conscientização dos alunos sobre o tema. A interação com o cotidiano dos estudantes possibilitou maior engajamento, e a implementação do papa-pilha, contribuiu para a coleta efetiva de pilhas e baterias, beneficiando tanto os participantes diretos do projeto quanto a comunidade escolar como um todo. O estudo evidenciou que estratégias educativas podem ser eficazes para mudar hábitos e estimular práticas ambientalmente responsáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2648_TB1453_17102025122906.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "karoline.oliveira2@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125482 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1453 "inscrito_id" => 2648 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO SOBRE O DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente relato de experiência aborda o desenvolvimento de um projeto de conscientização do descarte correto de pilhas e baterias em uma eletiva na escola EREM Capitão Manoel Gomes D’Assunção, sendo parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), o Brasil, um dos países com maior produção de lixo eletrônico no mundo (Teixeira et al., 2021), anualmente produz cerca de 3 bilhões de pilhas e 25 milhões de baterias para uso doméstico, entrando nesse quantitativo baterias de celulares, de carros e industriais (Bezerra et al., 2016). Grande parte desses materiais é descartado de forma incorreta, afetando os solos, os lençóis freáticos e os seres humanos, devido aos metais e substâncias químicas tóxicas encontradas neles. (Costa et al., 2023). Com isso, visando conscientizar e informar os estudantes acerca das consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias, o projeto envolveu os discentes na construção e divulgação de um papa-pilha na escola. Isso possibilitou a criação de um local correto para os alunos descartaram pilhas e baterias, sendo o material destinado para um local que recebe e finaliza o descarte corretamente. Dentre as etapas para o desenvolvimento do projeto, teve-se o levantamento de conhecimentos prévios, aulas expositivas dialogadas, construção do papa-pilha, e sua divulgação na escola e comunidade. Os resultados demonstraram um aumento significativo no interesse e na conscientização dos alunos sobre o tema. A interação com o cotidiano dos estudantes possibilitou maior engajamento, e a implementação do papa-pilha, contribuiu para a coleta efetiva de pilhas e baterias, beneficiando tanto os participantes diretos do projeto quanto a comunidade escolar como um todo. O estudo evidenciou que estratégias educativas podem ser eficazes para mudar hábitos e estimular práticas ambientalmente responsáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2648_TB1453_17102025122906.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "karoline.oliveira2@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }