Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO SOBRE O DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente relato de experiência aborda o desenvolvimento de um projeto de conscientização do descarte correto de pilhas e baterias em uma eletiva na escola EREM Capitão Manoel Gomes D’Assunção, sendo parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), o Brasil, um dos países com maior produção de lixo eletrônico no mundo (Teixeira et al., 2021), anualmente produz cerca de 3 bilhões de pilhas e 25 milhões de baterias para uso doméstico, entrando nesse quantitativo baterias de celulares, de carros e industriais (Bezerra et al., 2016). Grande parte desses materiais é descartado de forma incorreta, afetando os solos, os lençóis freáticos e os seres humanos, devido aos metais e substâncias químicas tóxicas encontradas neles. (Costa et al., 2023). Com isso, visando conscientizar e informar os estudantes acerca das consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias, o projeto envolveu os discentes na construção e divulgação de um papa-pilha na escola. Isso possibilitou a criação de um local correto para os alunos descartaram pilhas e baterias, sendo o material destinado para um local que recebe e finaliza o descarte corretamente. Dentre as etapas para o desenvolvimento do projeto, teve-se o levantamento de conhecimentos prévios, aulas expositivas dialogadas, construção do papa-pilha, e sua divulgação na escola e comunidade. Os resultados demonstraram um aumento significativo no interesse e na conscientização dos alunos sobre o tema. A interação com o cotidiano dos estudantes possibilitou maior engajamento, e a implementação do papa-pilha, contribuiu para a coleta efetiva de pilhas e baterias, beneficiando tanto os participantes diretos do projeto quanto a comunidade escolar como um todo. O estudo evidenciou que estratégias educativas podem ser eficazes para mudar hábitos e estimular práticas ambientalmente responsáveis.

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