MAGIA E CIÊNCIA: EXPLORANDO CORRELAÇÕES ENTRE A FRANQUIA HARRY POTTER E O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125492 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1475 "inscrito_id" => 7448 "titulo" => "MAGIA E CIÊNCIA: EXPLORANDO CORRELAÇÕES ENTRE A FRANQUIA HARRY POTTER E O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA" "resumo" => "O objetivo geral do estudo foi propor correlações entre a magia da franquia Harry Potter e conceitos de Ciências e Matemática, visando desenvolver estratégias pedagógicas inovadoras. Especificamente, buscou-se identificar elementos mágicos da franquia que apresentam paralelos com conceitos científicos e analisar sua aplicabilidade como metáforas ou analogias no ensino dessas disciplinas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada em Minayo (2008), para explorar essas relações, com ênfase em uma análise respeitosa às peculiaridades dos fenômenos investigados. A coleta de dados ocorreu por meio de revisão bibliográfica, abrangendo materiais acadêmicos relevantes sobre o uso de elementos culturais populares na educação, com foco especial na franquia Harry Potter (Brito e Ribeiro, 2023; Silva e Paraíso, 2012; Silva, 2013; Silva, 2019). A análise de dados seguiu a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), categorizando os elementos mágicos da franquia e sua correspondência com conceitos científicos e matemáticos. Para validar os resultados, utilizou-se a triangulação de dados, comparando as informações da revisão bibliográfica com cenas dos filmes, garantindo maior consistência e enriquecendo as conclusões por meio de correlações com a literatura científica. Os resultados e discussões da pesquisa evidenciaram que diversos elementos mágicos da franquia possuem equivalências com conceitos científicos, organizados nas categorias: "Poções e Química", "Herbologia e Botânica", "Feitiços e Eletricidade/Magnetismo", "Vassouras Voadoras e Aerodinâmica", "Espelho de Ojesed e Psicologia", "Matemática", "Física (Eletromagnetismo, Forças Magnéticas, Luz e Eletricidade)", e "Zoologia e Biodiversidade". Além disso, a pesquisa defende que esses elementos mágicos podem ser utilizados como metáforas ou analogias eficazes para o ensino de Ciências Naturais, auxiliando na compreensão de conceitos complexos e promovendo maior engajamento e motivação entre os alunos. A aplicabilidade dessa abordagem foi analisada em diversas disciplinas, destacando a interseção inovadora entre a cultura popular e aprendizado científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7448_TB1475_20102025111921.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILLIAN BEATRIZE RODRIGUES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LILLIAN" "autor_email" => "lily.rodriguesf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125492 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1475 "inscrito_id" => 7448 "titulo" => "MAGIA E CIÊNCIA: EXPLORANDO CORRELAÇÕES ENTRE A FRANQUIA HARRY POTTER E O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA" "resumo" => "O objetivo geral do estudo foi propor correlações entre a magia da franquia Harry Potter e conceitos de Ciências e Matemática, visando desenvolver estratégias pedagógicas inovadoras. Especificamente, buscou-se identificar elementos mágicos da franquia que apresentam paralelos com conceitos científicos e analisar sua aplicabilidade como metáforas ou analogias no ensino dessas disciplinas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada em Minayo (2008), para explorar essas relações, com ênfase em uma análise respeitosa às peculiaridades dos fenômenos investigados. A coleta de dados ocorreu por meio de revisão bibliográfica, abrangendo materiais acadêmicos relevantes sobre o uso de elementos culturais populares na educação, com foco especial na franquia Harry Potter (Brito e Ribeiro, 2023; Silva e Paraíso, 2012; Silva, 2013; Silva, 2019). A análise de dados seguiu a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), categorizando os elementos mágicos da franquia e sua correspondência com conceitos científicos e matemáticos. Para validar os resultados, utilizou-se a triangulação de dados, comparando as informações da revisão bibliográfica com cenas dos filmes, garantindo maior consistência e enriquecendo as conclusões por meio de correlações com a literatura científica. Os resultados e discussões da pesquisa evidenciaram que diversos elementos mágicos da franquia possuem equivalências com conceitos científicos, organizados nas categorias: "Poções e Química", "Herbologia e Botânica", "Feitiços e Eletricidade/Magnetismo", "Vassouras Voadoras e Aerodinâmica", "Espelho de Ojesed e Psicologia", "Matemática", "Física (Eletromagnetismo, Forças Magnéticas, Luz e Eletricidade)", e "Zoologia e Biodiversidade". Além disso, a pesquisa defende que esses elementos mágicos podem ser utilizados como metáforas ou analogias eficazes para o ensino de Ciências Naturais, auxiliando na compreensão de conceitos complexos e promovendo maior engajamento e motivação entre os alunos. A aplicabilidade dessa abordagem foi analisada em diversas disciplinas, destacando a interseção inovadora entre a cultura popular e aprendizado científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7448_TB1475_20102025111921.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILLIAN BEATRIZE RODRIGUES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LILLIAN" "autor_email" => "lily.rodriguesf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }