Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAGIA E CIÊNCIA: EXPLORANDO CORRELAÇÕES ENTRE A FRANQUIA HARRY POTTER E O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O objetivo geral do estudo foi propor correlações entre a magia da franquia Harry Potter e conceitos de Ciências e Matemática, visando desenvolver estratégias pedagógicas inovadoras. Especificamente, buscou-se identificar elementos mágicos da franquia que apresentam paralelos com conceitos científicos e analisar sua aplicabilidade como metáforas ou analogias no ensino dessas disciplinas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada em Minayo (2008), para explorar essas relações, com ênfase em uma análise respeitosa às peculiaridades dos fenômenos investigados. A coleta de dados ocorreu por meio de revisão bibliográfica, abrangendo materiais acadêmicos relevantes sobre o uso de elementos culturais populares na educação, com foco especial na franquia Harry Potter (Brito e Ribeiro, 2023; Silva e Paraíso, 2012; Silva, 2013; Silva, 2019). A análise de dados seguiu a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), categorizando os elementos mágicos da franquia e sua correspondência com conceitos científicos e matemáticos. Para validar os resultados, utilizou-se a triangulação de dados, comparando as informações da revisão bibliográfica com cenas dos filmes, garantindo maior consistência e enriquecendo as conclusões por meio de correlações com a literatura científica. Os resultados e discussões da pesquisa evidenciaram que diversos elementos mágicos da franquia possuem equivalências com conceitos científicos, organizados nas categorias: "Poções e Química", "Herbologia e Botânica", "Feitiços e Eletricidade/Magnetismo", "Vassouras Voadoras e Aerodinâmica", "Espelho de Ojesed e Psicologia", "Matemática", "Física (Eletromagnetismo, Forças Magnéticas, Luz e Eletricidade)", e "Zoologia e Biodiversidade". Além disso, a pesquisa defende que esses elementos mágicos podem ser utilizados como metáforas ou analogias eficazes para o ensino de Ciências Naturais, auxiliando na compreensão de conceitos complexos e promovendo maior engajamento e motivação entre os alunos. A aplicabilidade dessa abordagem foi analisada em diversas disciplinas, destacando a interseção inovadora entre a cultura popular e aprendizado científico.

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