CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE LIBRAS DA UFABC
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125502 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1503 "inscrito_id" => 4894 "titulo" => "CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE LIBRAS DA UFABC" "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e discutir os desafios e impactos da curricularização da extensão na disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal do ABC (UFABC), evidenciando sua relevância tanto para a formação acadêmica quanto para o desenvolvimento social dos estudantes. A pesquisa se fundamenta na abordagem da pesquisa-ação (Thiollent, 1986) e relato de experiência, utilizando triangulação de dados para garantir a validade dos achados, desenvolvida de maneira colaborativa por três docentes da instituição no ano de 2024. A metodologia adotada consistiu na análise qualitativa dos dados coletados ao longo das ações extensionistas, permitindo compreender de maneira aprofundada as contribuições e desafios enfrentados no contexto universitário. Durante o processo de curricularização da extensão na disciplina, diversas atividades extensionistas foram realizadas, incluindo eventos acadêmicos abertos à comunidade, palestras com especialistas surdos e ouvintes, oficinas ministradas por monitores, a produção de anais acadêmicos e de materiais didáticos voltados para a difusão e ensino da Libras como segunda língua. Os resultados obtidos indicam que a curricularização da extensão exerceu um impacto significativo na formação crítica dos estudantes, proporcionando-lhes uma experiência prática e reflexiva sobre o ensino da Libras e sua importância na sociedade. Além disso, a iniciativa fortaleceu o vínculo entre a universidade e a comunidade acadêmica e externa, ampliando o alcance das ações extensionistas. No entanto, desafios estruturais ainda persistem, incluindo salas superlotadas, limitação do tempo de aula e restrições para atividades externas, exigindo um olhar atento para a implementação eficaz da curricularização da extensão na educação superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4894_TB1503_20102025083402.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LELIANE APARECIDA CASTRO ROCHA" "autor_nome_curto" => "LELIANE ROCHA" "autor_email" => "leliane.rocha@ufabc.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFALMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125502 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1503 "inscrito_id" => 4894 "titulo" => "CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE LIBRAS DA UFABC" "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e discutir os desafios e impactos da curricularização da extensão na disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal do ABC (UFABC), evidenciando sua relevância tanto para a formação acadêmica quanto para o desenvolvimento social dos estudantes. A pesquisa se fundamenta na abordagem da pesquisa-ação (Thiollent, 1986) e relato de experiência, utilizando triangulação de dados para garantir a validade dos achados, desenvolvida de maneira colaborativa por três docentes da instituição no ano de 2024. A metodologia adotada consistiu na análise qualitativa dos dados coletados ao longo das ações extensionistas, permitindo compreender de maneira aprofundada as contribuições e desafios enfrentados no contexto universitário. Durante o processo de curricularização da extensão na disciplina, diversas atividades extensionistas foram realizadas, incluindo eventos acadêmicos abertos à comunidade, palestras com especialistas surdos e ouvintes, oficinas ministradas por monitores, a produção de anais acadêmicos e de materiais didáticos voltados para a difusão e ensino da Libras como segunda língua. Os resultados obtidos indicam que a curricularização da extensão exerceu um impacto significativo na formação crítica dos estudantes, proporcionando-lhes uma experiência prática e reflexiva sobre o ensino da Libras e sua importância na sociedade. Além disso, a iniciativa fortaleceu o vínculo entre a universidade e a comunidade acadêmica e externa, ampliando o alcance das ações extensionistas. No entanto, desafios estruturais ainda persistem, incluindo salas superlotadas, limitação do tempo de aula e restrições para atividades externas, exigindo um olhar atento para a implementação eficaz da curricularização da extensão na educação superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4894_TB1503_20102025083402.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LELIANE APARECIDA CASTRO ROCHA" "autor_nome_curto" => "LELIANE ROCHA" "autor_email" => "leliane.rocha@ufabc.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFALMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }