Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA LOCAL: ENTRE O GÊNERO HISTORIOGRÁFICO E A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente texto discorre acerca do debate teórico-metodológico na questão da produção historiográfica em nível local/regional, sem perder de vista a sua relação com o global, já que há muito a historiografia vem considerando que as realidades criadas pela ação do homem, sobre o espaço e no tempo, não podem ser analisadas apenas a partir de seus aspectos globalizantes, mas, também, a partir de suas particularidades e singularidades manifestadas, principalmente, em seu micro-espaço. Trata-se de uma postura teórica-metodológica que se generalizou por meio da chamada Escola dos Annales, sobretudo, em sua terceira geração, possibilitando a abertura de novas fronteiras interpretativas, de modo a promover outras vias para as pesquisas no campo da História, em especial, da História da Educação. Nessa perspectiva, a escrita da história da educação na dimensão local não deixa de reconhecer o município como entidade político-administrativa com vida própria, entretanto, articulado com as ações políticas e educacionais em nível nacional/global, rompendo com a dicotomia entre o centro e a periferia, o local e o global. O texto apresenta a parte de uma pesquisa de doutorado que buscou investigar as políticas públicas de educação do município de Vitória da Conquista-Bahia, no período entre 1945 e 1963, e as mudanças ocorridas na educação local decorrentes dessas. Para a análise do processo de formulação e implementação das políticas, buscamos suporte teórico-analítico na “abordagem do ciclo de políticas”, formulada por Ball e Bowe, cujo foco foi dado aos dois primeiros contextos do ciclo: o contexto de influência e o contexto de produção de texto. Podemos concluir, com os resultados obtidos, que em Vitória da Conquista a conexão entre educação e desenvolvimento se mostrou vinculada à cultura política de tratamento da questão educacional pelo poder público local, evidenciada, sobretudo, pela intensa atuação da Câmara de Vereadores.

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