ENSINO HÍBRIDO NA PRÁTICA ATRAVÉS DO ‘CIRCUITO CIENTÍFICO’ COMO AÇÃO PEDAGÓGICA PROPULSORA DE COMUNIDADES CIENTÍFICAS
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Neste sentido, este artigo buscou relatar uma proposta didática que vem sendo trabalhada no Ensino Médio por meio da Intermediação Tecnológica de forma a envolver os alunos e valorizar os conhecimentos e saberes do campo através de uma educação sociocientífica. investigando a implementação do ensino híbrido como uma estratégia pedagógica inovadora, com foco na promoção de comunidades científicas no contexto educacional. O objetivo principal é proporcionar um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, no qual os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a prática científica de forma ativa e envolvente. O ‘Circuito Científico’ utiliza ferramentas digitais para conectar alunos a pesquisadores, promovendo discussões e experimentações científicas que transcendem os limites físicos da escola, em especial uma escola que usa a intermediação tecnológica como base metodológica. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa-ação e análise de dados que trata das narrativas dos alunos-pesquisadores. Os resultados indicaram uma ação interdisciplinar em ascensão, ampliando e permitindo identificar na prática pesquisa realizada promovendo popularização e divulgação científica. Conclui-se que o ensino híbrido, quando aliado a ações pedagógicas como o ‘Circuito Científico’, não só melhora a compreensão dos conceitos científicos, mas também fortalece a formação de comunidades científicas, incentivando o pensamento crítico e a colaboração. A ação pedagógica proposta contribui para o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como a autonomia, a curiosidade científica e a capacidade de trabalhar em equipe." 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