O USO DE VÍDEOS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125509 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1516 "inscrito_id" => 7322 "titulo" => "O USO DE VÍDEOS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Com os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, o processo educacional vem sofrendo muitas alterações. Consequentemente, tem aumentado as exigências na prática docente de professores para o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. No ensino da Geografia escolar, o uso de vídeos pode tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes, além de ajudar na compreensão dos conteúdos geográficos. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo discutir os benefícios e desafios do uso de vídeos educativos no ensino de Geografia, além de apresentar estratégias didáticas que auxiliem a prática dos professores, voltado para múltiplas aprendizagens, principalmente para aqueles alunos que enfrentam dificuldades de atenção. Entendemos que apesar de ter um grande potencial, professores de Geografia da educação básica encontram dificuldades para usá-los em sala de aula. A falta de infraestrutura voltada para essa prática nas escolas, a ausência de equipamentos e materiais adequados são alguns dos desafios que limitam essa prática. A metodologia deste trabalho é de natureza qualitativa, através do exercício de observação e análise sobre a aplicação de vídeos educativos de conteúdos da Geografia na educação básica, além da pesquisa bibliográfica, com o intuito de sinalizar alternativas viáveis para facilitar a aprendizagem dos alunos e apresentar estratégias para gravar as aulas com base em metodologias ativas. Conclui-se, que essa abordagem pode ser bastante útil na prática docente de professores de Geografia e na aprendizagem dos alunos, principalmente para aqueles que têm dificuldades de atenção. Destaca-se que o docente pode complementar o aprendizado, compartilhando vídeos sobre os temas estudados, além de gravar suas aulas e disponibilizar para seus alunos, permitindo maior planejamento e autonomia para vários momentos de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7322_TB1516_28102025121225.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR FERNANDES DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR" "autor_email" => "joao.fernades@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125509 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1516 "inscrito_id" => 7322 "titulo" => "O USO DE VÍDEOS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Com os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, o processo educacional vem sofrendo muitas alterações. Consequentemente, tem aumentado as exigências na prática docente de professores para o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. No ensino da Geografia escolar, o uso de vídeos pode tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes, além de ajudar na compreensão dos conteúdos geográficos. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo discutir os benefícios e desafios do uso de vídeos educativos no ensino de Geografia, além de apresentar estratégias didáticas que auxiliem a prática dos professores, voltado para múltiplas aprendizagens, principalmente para aqueles alunos que enfrentam dificuldades de atenção. Entendemos que apesar de ter um grande potencial, professores de Geografia da educação básica encontram dificuldades para usá-los em sala de aula. A falta de infraestrutura voltada para essa prática nas escolas, a ausência de equipamentos e materiais adequados são alguns dos desafios que limitam essa prática. A metodologia deste trabalho é de natureza qualitativa, através do exercício de observação e análise sobre a aplicação de vídeos educativos de conteúdos da Geografia na educação básica, além da pesquisa bibliográfica, com o intuito de sinalizar alternativas viáveis para facilitar a aprendizagem dos alunos e apresentar estratégias para gravar as aulas com base em metodologias ativas. Conclui-se, que essa abordagem pode ser bastante útil na prática docente de professores de Geografia e na aprendizagem dos alunos, principalmente para aqueles que têm dificuldades de atenção. Destaca-se que o docente pode complementar o aprendizado, compartilhando vídeos sobre os temas estudados, além de gravar suas aulas e disponibilizar para seus alunos, permitindo maior planejamento e autonomia para vários momentos de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7322_TB1516_28102025121225.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR FERNANDES DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR" "autor_email" => "joao.fernades@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }