Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO QUÍMICA DE FORMA SUSTENTÁVEL: EXPERIMENTOS PRÁTICOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DO MUNICÍPIO DE CARUTAPERA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Química no nível fundamental enfrenta desafios como a abstração dos conceitos e a falta de infraestrutura. No município de Carutapera – MA, a ausência de laboratórios limita o aprendizado experimental, tornando-o majoritariamente teórico e pouco atrativo para os alunos. Para minimizar essa dificuldade foi desenvolvido o projeto de extensão “Aprendendo Química de forma sustentável”, com recursos do IFMA e CAPES, com o objetivo de aproximar os alunos da Ciência por meio de experimentos acessíveis e sustentáveis. A iniciativa foi aplicada numa escola municipal de Carutapera – MA entre os meses de agosto e novembro de 2024. As atividades contaram com metodologias diversas, como Quiz interativo, para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos, experimentos acessiveis como o “Balão Mágico”, que demonstrou, de forma prática e lúdica, reações químicas e produção de gases, bem como uma oficina de sabão ecológico utilizando óleo de fritura, com a participação dos alunos da escola. Os resultados mostraram um aumento significativo no interesse e desempenho dos estudantes, e que foi observado maior participação e engajamento nas aulas. Além dos benefícios para os alunos, os acadêmicos envolvidos tiveram uma experiência enriquecedora, vivenciando desafios reais da educação básica. O projeto monstrou que é possível tornar o ensino de Química mais acessível e atrativo mesmo sem infraestrutura laboratorial, reforçando a importância da experimentação e de metodologias lúdicas no ensino de Química. Além disso, as aulas práticas tendem a ser mais envolventes e motivadoras porque permitem que os alunos vivenciem situações da vida real e desenvolvam suas habilidades.

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