APRENDENDO QUÍMICA DE FORMA SUSTENTÁVEL: EXPERIMENTOS PRÁTICOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DO MUNICÍPIO DE CARUTAPERA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125511 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1519 "inscrito_id" => 7363 "titulo" => "APRENDENDO QUÍMICA DE FORMA SUSTENTÁVEL: EXPERIMENTOS PRÁTICOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DO MUNICÍPIO DE CARUTAPERA." "resumo" => "O ensino de Química no nível fundamental enfrenta desafios como a abstração dos conceitos e a falta de infraestrutura. No município de Carutapera – MA, a ausência de laboratórios limita o aprendizado experimental, tornando-o majoritariamente teórico e pouco atrativo para os alunos. Para minimizar essa dificuldade foi desenvolvido o projeto de extensão “Aprendendo Química de forma sustentável”, com recursos do IFMA e CAPES, com o objetivo de aproximar os alunos da Ciência por meio de experimentos acessíveis e sustentáveis. A iniciativa foi aplicada numa escola municipal de Carutapera – MA entre os meses de agosto e novembro de 2024. As atividades contaram com metodologias diversas, como Quiz interativo, para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos, experimentos acessiveis como o “Balão Mágico”, que demonstrou, de forma prática e lúdica, reações químicas e produção de gases, bem como uma oficina de sabão ecológico utilizando óleo de fritura, com a participação dos alunos da escola. Os resultados mostraram um aumento significativo no interesse e desempenho dos estudantes, e que foi observado maior participação e engajamento nas aulas. Além dos benefícios para os alunos, os acadêmicos envolvidos tiveram uma experiência enriquecedora, vivenciando desafios reais da educação básica. O projeto monstrou que é possível tornar o ensino de Química mais acessível e atrativo mesmo sem infraestrutura laboratorial, reforçando a importância da experimentação e de metodologias lúdicas no ensino de Química. Além disso, as aulas práticas tendem a ser mais envolventes e motivadoras porque permitem que os alunos vivenciem situações da vida real e desenvolvam suas habilidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7363_TB1519_30102025162455.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE TEIXEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE" "autor_email" => "franciele.teixeira@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125511 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1519 "inscrito_id" => 7363 "titulo" => "APRENDENDO QUÍMICA DE FORMA SUSTENTÁVEL: EXPERIMENTOS PRÁTICOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DO MUNICÍPIO DE CARUTAPERA." "resumo" => "O ensino de Química no nível fundamental enfrenta desafios como a abstração dos conceitos e a falta de infraestrutura. No município de Carutapera – MA, a ausência de laboratórios limita o aprendizado experimental, tornando-o majoritariamente teórico e pouco atrativo para os alunos. Para minimizar essa dificuldade foi desenvolvido o projeto de extensão “Aprendendo Química de forma sustentável”, com recursos do IFMA e CAPES, com o objetivo de aproximar os alunos da Ciência por meio de experimentos acessíveis e sustentáveis. A iniciativa foi aplicada numa escola municipal de Carutapera – MA entre os meses de agosto e novembro de 2024. As atividades contaram com metodologias diversas, como Quiz interativo, para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos, experimentos acessiveis como o “Balão Mágico”, que demonstrou, de forma prática e lúdica, reações químicas e produção de gases, bem como uma oficina de sabão ecológico utilizando óleo de fritura, com a participação dos alunos da escola. Os resultados mostraram um aumento significativo no interesse e desempenho dos estudantes, e que foi observado maior participação e engajamento nas aulas. Além dos benefícios para os alunos, os acadêmicos envolvidos tiveram uma experiência enriquecedora, vivenciando desafios reais da educação básica. O projeto monstrou que é possível tornar o ensino de Química mais acessível e atrativo mesmo sem infraestrutura laboratorial, reforçando a importância da experimentação e de metodologias lúdicas no ensino de Química. Além disso, as aulas práticas tendem a ser mais envolventes e motivadoras porque permitem que os alunos vivenciem situações da vida real e desenvolvam suas habilidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7363_TB1519_30102025162455.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE TEIXEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE" "autor_email" => "franciele.teixeira@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }