Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: MAPEANDO ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO PARA CRIANÇAS DO ENSINO REGULAR COM TEA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125513
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1527
    "inscrito_id" => 4629
    "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: MAPEANDO ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO PARA CRIANÇAS DO ENSINO REGULAR COM TEA"
    "resumo" => "RESUMO Este trabalho apresenta uma pesquisa cientifica, resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), lato sensu, realizado na Universidade Federal da Paraíba, intitulado: Atendimento Educacional Especializado: Ampliando a pesquisa e fortalecendo a prática. Teve como objetivo, discutir, o Transtorno do Espectro Autismo, (TEA), que é uma condição neurológica, que impacta no desenvolvimento social, emocional e comportamental do indivíduo, consequentemente implica nas relações no âmbito escolar e na sua aprendizagem. Nesse sentido, presente o estudo, procurou mapear estratégias de inclusão para crianças do ensino regular com TEA por meio da atuação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola pública de Campina Grande (PB). Trata-se se uma pesquisa qualitativa, com elementos da pesquisa bibliográfica e descritiva. Como resultado, o estudo apontou que Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma abordagem fundamental para garantir que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva no ensino regular. Apontou, também algumas estratégias de inclusão que podem ser mapeadas e implementadas nas escolas: formação e sensibilização da equipe escolar, través da capacitação dos educadores e sensibilização da comunidade escolar; adaptação curricular através do currículo flexível e adaptação de materiais; apoio individualizado; organização dos espaços escolares; envolvimento da família; avaliação e monitoramento. Essas estratégias podem ser adaptadas conforme a realidade de cada escola e as características específicas de cada aluno com TEA. O importante é garantir um ambiente acolhedor, onde todos os alunos se sintam valorizados e tenham oportunidades iguais de aprendizado. A inclusão é um processo contínuo que requer a colaboração de toda a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4629_TB1527_14102025181916.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUDITE MARIA DE AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "JUDITE"
    "autor_email" => "judite.amorym@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125513
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1527
    "inscrito_id" => 4629
    "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: MAPEANDO ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO PARA CRIANÇAS DO ENSINO REGULAR COM TEA"
    "resumo" => "RESUMO Este trabalho apresenta uma pesquisa cientifica, resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), lato sensu, realizado na Universidade Federal da Paraíba, intitulado: Atendimento Educacional Especializado: Ampliando a pesquisa e fortalecendo a prática. Teve como objetivo, discutir, o Transtorno do Espectro Autismo, (TEA), que é uma condição neurológica, que impacta no desenvolvimento social, emocional e comportamental do indivíduo, consequentemente implica nas relações no âmbito escolar e na sua aprendizagem. Nesse sentido, presente o estudo, procurou mapear estratégias de inclusão para crianças do ensino regular com TEA por meio da atuação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola pública de Campina Grande (PB). Trata-se se uma pesquisa qualitativa, com elementos da pesquisa bibliográfica e descritiva. Como resultado, o estudo apontou que Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma abordagem fundamental para garantir que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva no ensino regular. Apontou, também algumas estratégias de inclusão que podem ser mapeadas e implementadas nas escolas: formação e sensibilização da equipe escolar, través da capacitação dos educadores e sensibilização da comunidade escolar; adaptação curricular através do currículo flexível e adaptação de materiais; apoio individualizado; organização dos espaços escolares; envolvimento da família; avaliação e monitoramento. Essas estratégias podem ser adaptadas conforme a realidade de cada escola e as características específicas de cada aluno com TEA. O importante é garantir um ambiente acolhedor, onde todos os alunos se sintam valorizados e tenham oportunidades iguais de aprendizado. A inclusão é um processo contínuo que requer a colaboração de toda a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4629_TB1527_14102025181916.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUDITE MARIA DE AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "JUDITE"
    "autor_email" => "judite.amorym@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO Este trabalho apresenta uma pesquisa cientifica, resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), lato sensu, realizado na Universidade Federal da Paraíba, intitulado: Atendimento Educacional Especializado: Ampliando a pesquisa e fortalecendo a prática. Teve como objetivo, discutir, o Transtorno do Espectro Autismo, (TEA), que é uma condição neurológica, que impacta no desenvolvimento social, emocional e comportamental do indivíduo, consequentemente implica nas relações no âmbito escolar e na sua aprendizagem. Nesse sentido, presente o estudo, procurou mapear estratégias de inclusão para crianças do ensino regular com TEA por meio da atuação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola pública de Campina Grande (PB). Trata-se se uma pesquisa qualitativa, com elementos da pesquisa bibliográfica e descritiva. Como resultado, o estudo apontou que Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma abordagem fundamental para garantir que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva no ensino regular. Apontou, também algumas estratégias de inclusão que podem ser mapeadas e implementadas nas escolas: formação e sensibilização da equipe escolar, través da capacitação dos educadores e sensibilização da comunidade escolar; adaptação curricular através do currículo flexível e adaptação de materiais; apoio individualizado; organização dos espaços escolares; envolvimento da família; avaliação e monitoramento. Essas estratégias podem ser adaptadas conforme a realidade de cada escola e as características específicas de cada aluno com TEA. O importante é garantir um ambiente acolhedor, onde todos os alunos se sintam valorizados e tenham oportunidades iguais de aprendizado. A inclusão é um processo contínuo que requer a colaboração de toda a comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.