Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DAMA BOTÂNICA: UM JOGO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA VEGETAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Com o crescente acesso as tecnologias digitais, o ensino prático manual vem se tornando cada vez mais distante, trazendo obstáculos para a interação entre os componentes curriculares. Diante desse cenário, objetivou-se enriquecer o aprendizado de Biologia Vegetal por meio de um jogo pedagógico manual interdisciplinar. “Dama Botânica" é um jogo de tabuleiro elaborado para o Ensino Médio, este foi confeccionado a partir do jogo de damas tradicional, com o uso de material de papelaria. Além do uso de marcações táteis, de modo a permitir maior acessibilidade para alunos com baixa visão. O jogo envolve percepção de movimentos e permite a integração interdisciplinar entre Educação Física e Biologia. É possível envolver o(a) professor(a) de matemática, promovendo o raciocínio lógico e probabilidade. O conteúdo aborda aspectos morfológicos e anatômicos do grupo Plantae, como as características gerais da raiz, caule, folha, flor, inflorescência e fruto. Este foi utilizado em duas turmas do 2º ano de uma escola estadual do Sul Capixaba, totalizando 32 estudantes, sendo uma das turmas com 18 e outra com 14 estudantes. Em ambas as turmas, os sujeitos demonstraram um elevado nível de envolvimento, colaborando de maneira ativa e dinâmica. Alguns alunos apresentaram dificuldades no entendimento dos conceitos de inflorescência e geotropismo, tornando evidente os tópicos que demandariam maior aprofundamento e revisão. Durante a atividade o professor regente esteve presente na sala, embora tenha adotado uma postura de não participação na dinâmica, sendo a atividade realizada com auxílio do estagiário. Além das regras previamente estabelecidas, foi necessária a criação de novas regras, sendo elas: tempo limite de dois minutos para responder cada afirmativa e a leitura das cartas deveriam ser executadas no máximo duas vezes. Ao término da atividade, os estudantes manifestaram um notório interesse em incorporar o jogo como uma ferramenta pedagógica nas aulas de Biologia e Educação Física.

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