Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O SER HUMANO SOB UMA PERSPECTIVA HOLÍSTICA: EMOÇÕES E SENTIMENTO DURANTE O PROCESSO COGNITIVO NO ÂMBITO ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ser humano é guiado pelas experiências que vivencia e o ambiente escolar, por ser um dos primeiros espaços de integração ao meio social, proporciona um encontro plural, que abrange diversas dimensões do ser. O presente artigo contempla a perspectiva holística do educando, que se estende para além das paredes de uma sala de aula e do conteúdo teórico abordado nos componentes curriculares, discorrendo acerca da importância da educação emocional para o maior êxito do discente. Logo, o objetivo concentra-se na disseminação da essencialidade de direcionar o projeto político-pedagógico à aproximação do estudante com suas emoções e o desenvolvimento de sua inteligência emocional, além de defender a presença do psicólogo escolar nas instituições de ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa utilizando teorias de pesquisadores como Veiga (1995), que aborda a escola como espaço público, propício ao debate, diálogo e impulsionamento da reflexão coletiva; Wallon (2000), autor que apresenta a relação entre o desenvolvimento cognitivo e emocional do aprendiz visto que, este, deve ser compreendido sob o aspecto biológico, afetivo, social e intelectual; além de resoluções do CFP (2022, 2024) acerca da atuação de psicólogos em instituições de ensino e a ampliação deste profissional no âmbito, para garantia da integralidade da educação de qualidade para o educando. Dado o exposto, o resultado encontrado volta-se para inclusão do psicólogo nas instituições escolares a fim de elaborar, implementar e avaliar o projeto político pedagógico que direciona a matriz curricular. Desmistificando a perspectiva clínica do psicólogo escolar e ampliando o acesso democrático à atenção psicológica nas escolas, para promover a educação emocional ao corpo escolar, isto é, professores, pais e discentes.

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