EDUCAÇÃO E TICS: O ENSINO DE PALEONTOLOGIA POR MEIO DO JOGO FÓSSEIS E ESCADAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125525 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1556 "inscrito_id" => 8106 "titulo" => "EDUCAÇÃO E TICS:\u{A0} O ENSINO DE PALEONTOLOGIA POR MEIO DO JOGO FÓSSEIS E ESCADAS" "resumo" => "Considerando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como fortes aliados ao processo de ensino e aprendizagem, o seguinte trabalho possui como finalidade, apresentar o jogo didático chamado Fósseis e Escadas. Trata-se de um jogo de tabuleiro educativo, uma adaptação do clássico Cobras e Escadas, com foco em Paleontologia. O jogo foi desenvolvido durante seis meses e recebeu fomento por meio do edital\u{A0} Fábrica de Jogos, do Instituto Federal do Maranhão. Com o desenvolvimento deste, buscou-se ensinar os conceitos de Paleontologia de maneira lúdica e interativa. Sua dinâmica se dá basicamente pelo avanço no tabuleiro, por meio da superação de desafios representados por cobras, que progridem através de escadas, estas simbolizam eventos históricos importantes. Os jogadores também retiram cartas de eventos que adicionam uma camada didática ao abordar temas relacionados à paleontologia, promovendo um aprendizado interativo e envolvente. O jogo possui classificação livre , e pode ser aplicado tanto no ensino fundamental como também no ensino médio. Após sua produção, ele\u{A0} foi testado com alunos do ensino médio do IFMA Campus Codó, e foram aplicados questionários para coletar feedback sobre as experiências adquiridas. A partir disso, os alunos demonstraram entender melhor os conceitos de Paleontologia, evolução e eventos geológicos de forma interativa, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.\u{A0} Desse modo, o jogo mostra-se como uma proposta de suprir a pouca disponibilização de recursos pedagógicos no ensino de Paleontologia. Por fim, o mesmo será disponibilizado na Play Store, permitindo um acesso mais amplo ao público , incentivando ainda mais o interesse por essa ciência tão importante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8106_TB1556_30102025201708.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA KARINE VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLARA" "autor_email" => "silvakarine@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125525 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1556 "inscrito_id" => 8106 "titulo" => "EDUCAÇÃO E TICS:\u{A0} O ENSINO DE PALEONTOLOGIA POR MEIO DO JOGO FÓSSEIS E ESCADAS" "resumo" => "Considerando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como fortes aliados ao processo de ensino e aprendizagem, o seguinte trabalho possui como finalidade, apresentar o jogo didático chamado Fósseis e Escadas. Trata-se de um jogo de tabuleiro educativo, uma adaptação do clássico Cobras e Escadas, com foco em Paleontologia. O jogo foi desenvolvido durante seis meses e recebeu fomento por meio do edital\u{A0} Fábrica de Jogos, do Instituto Federal do Maranhão. Com o desenvolvimento deste, buscou-se ensinar os conceitos de Paleontologia de maneira lúdica e interativa. Sua dinâmica se dá basicamente pelo avanço no tabuleiro, por meio da superação de desafios representados por cobras, que progridem através de escadas, estas simbolizam eventos históricos importantes. Os jogadores também retiram cartas de eventos que adicionam uma camada didática ao abordar temas relacionados à paleontologia, promovendo um aprendizado interativo e envolvente. O jogo possui classificação livre , e pode ser aplicado tanto no ensino fundamental como também no ensino médio. Após sua produção, ele\u{A0} foi testado com alunos do ensino médio do IFMA Campus Codó, e foram aplicados questionários para coletar feedback sobre as experiências adquiridas. A partir disso, os alunos demonstraram entender melhor os conceitos de Paleontologia, evolução e eventos geológicos de forma interativa, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.\u{A0} Desse modo, o jogo mostra-se como uma proposta de suprir a pouca disponibilização de recursos pedagógicos no ensino de Paleontologia. Por fim, o mesmo será disponibilizado na Play Store, permitindo um acesso mais amplo ao público , incentivando ainda mais o interesse por essa ciência tão importante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8106_TB1556_30102025201708.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA KARINE VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLARA" "autor_email" => "silvakarine@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }