Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INTEGRAL DE 0 A 3 ANOS: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO MORAL POR MEIO DO RESPEITO E DA COOPERAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125527
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1560
    "inscrito_id" => 3743
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL DE 0 A 3 ANOS: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO MORAL POR MEIO DO RESPEITO E DA COOPERAÇÃO"
    "resumo" => "No campo da Educação, diversos estudos têm contribuído para a compreensão e promoção de práticas que favorecem o desenvolvimento moral. Sabe-se que esse desenvolvimento é um processo contínuo, iniciado nas primeiras interações do indivíduo, seja no núcleo familiar ou na instituição educacional. Nas últimas décadas, a Educação Infantil de 0 a 3 anos tem ganhado destaque nas pesquisas e nas políticas públicas. Muitos municípios vêm estruturando e formalizando pedagogicamente as unidades que atendem bebês e crianças pequenas. Apesar dos avanços, ainda persistem desafios significativos, especialmente no que se refere à efetivação da educação moral na primeira infância. A integração entre cuidar e educar, fundamentada no respeito mútuo e na cooperação, desempenha um papel essencial na construção da autonomia moral das crianças. Assim, este artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, investiga como essa integração contribui para o desenvolvimento moral na Educação Infantil. Para embasar a pesquisa, foram utilizados os referenciais teóricos de Piaget, Kohlberg e Vinha, entre outros. Considerando a necessidade de estimular a criança em sua integralidade e o fato de que o desenvolvimento moral se dá nas interações cotidianas, refletir sobre a qualidade dessas relações no ambiente escolar torna-se fundamental. O estudo destaca a urgência da formação docente voltada para os valores morais, a fim de garantir que as práticas pedagógicas sejam intencionais e eficazes na promoção de relações baseadas na cooperação e no respeito mútuo. Dessa forma, busca-se contribuir para o rompimento da heteronomia ainda na primeira infância, favorecendo a construção da autonomia moral desde os primeiros anos de vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3743_TB1560_09112025145908.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOICE NAIARA CAMARGO DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "JOICE"
    "autor_email" => "joicencabreu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125527
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1560
    "inscrito_id" => 3743
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL DE 0 A 3 ANOS: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO MORAL POR MEIO DO RESPEITO E DA COOPERAÇÃO"
    "resumo" => "No campo da Educação, diversos estudos têm contribuído para a compreensão e promoção de práticas que favorecem o desenvolvimento moral. Sabe-se que esse desenvolvimento é um processo contínuo, iniciado nas primeiras interações do indivíduo, seja no núcleo familiar ou na instituição educacional. Nas últimas décadas, a Educação Infantil de 0 a 3 anos tem ganhado destaque nas pesquisas e nas políticas públicas. Muitos municípios vêm estruturando e formalizando pedagogicamente as unidades que atendem bebês e crianças pequenas. Apesar dos avanços, ainda persistem desafios significativos, especialmente no que se refere à efetivação da educação moral na primeira infância. A integração entre cuidar e educar, fundamentada no respeito mútuo e na cooperação, desempenha um papel essencial na construção da autonomia moral das crianças. Assim, este artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, investiga como essa integração contribui para o desenvolvimento moral na Educação Infantil. Para embasar a pesquisa, foram utilizados os referenciais teóricos de Piaget, Kohlberg e Vinha, entre outros. Considerando a necessidade de estimular a criança em sua integralidade e o fato de que o desenvolvimento moral se dá nas interações cotidianas, refletir sobre a qualidade dessas relações no ambiente escolar torna-se fundamental. O estudo destaca a urgência da formação docente voltada para os valores morais, a fim de garantir que as práticas pedagógicas sejam intencionais e eficazes na promoção de relações baseadas na cooperação e no respeito mútuo. Dessa forma, busca-se contribuir para o rompimento da heteronomia ainda na primeira infância, favorecendo a construção da autonomia moral desde os primeiros anos de vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3743_TB1560_09112025145908.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOICE NAIARA CAMARGO DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "JOICE"
    "autor_email" => "joicencabreu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No campo da Educação, diversos estudos têm contribuído para a compreensão e promoção de práticas que favorecem o desenvolvimento moral. Sabe-se que esse desenvolvimento é um processo contínuo, iniciado nas primeiras interações do indivíduo, seja no núcleo familiar ou na instituição educacional. Nas últimas décadas, a Educação Infantil de 0 a 3 anos tem ganhado destaque nas pesquisas e nas políticas públicas. Muitos municípios vêm estruturando e formalizando pedagogicamente as unidades que atendem bebês e crianças pequenas. Apesar dos avanços, ainda persistem desafios significativos, especialmente no que se refere à efetivação da educação moral na primeira infância. A integração entre cuidar e educar, fundamentada no respeito mútuo e na cooperação, desempenha um papel essencial na construção da autonomia moral das crianças. Assim, este artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, investiga como essa integração contribui para o desenvolvimento moral na Educação Infantil. Para embasar a pesquisa, foram utilizados os referenciais teóricos de Piaget, Kohlberg e Vinha, entre outros. Considerando a necessidade de estimular a criança em sua integralidade e o fato de que o desenvolvimento moral se dá nas interações cotidianas, refletir sobre a qualidade dessas relações no ambiente escolar torna-se fundamental. O estudo destaca a urgência da formação docente voltada para os valores morais, a fim de garantir que as práticas pedagógicas sejam intencionais e eficazes na promoção de relações baseadas na cooperação e no respeito mútuo. Dessa forma, busca-se contribuir para o rompimento da heteronomia ainda na primeira infância, favorecendo a construção da autonomia moral desde os primeiros anos de vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.