EDUCAÇÃO INTEGRAL DE 0 A 3 ANOS: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO MORAL POR MEIO DO RESPEITO E DA COOPERAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125527 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1560 "inscrito_id" => 3743 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL DE 0 A 3 ANOS: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO MORAL POR MEIO DO RESPEITO E DA COOPERAÇÃO" "resumo" => "No campo da Educação, diversos estudos têm contribuído para a compreensão e promoção de práticas que favorecem o desenvolvimento moral. Sabe-se que esse desenvolvimento é um processo contínuo, iniciado nas primeiras interações do indivíduo, seja no núcleo familiar ou na instituição educacional. Nas últimas décadas, a Educação Infantil de 0 a 3 anos tem ganhado destaque nas pesquisas e nas políticas públicas. Muitos municípios vêm estruturando e formalizando pedagogicamente as unidades que atendem bebês e crianças pequenas. Apesar dos avanços, ainda persistem desafios significativos, especialmente no que se refere à efetivação da educação moral na primeira infância. A integração entre cuidar e educar, fundamentada no respeito mútuo e na cooperação, desempenha um papel essencial na construção da autonomia moral das crianças. Assim, este artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, investiga como essa integração contribui para o desenvolvimento moral na Educação Infantil. Para embasar a pesquisa, foram utilizados os referenciais teóricos de Piaget, Kohlberg e Vinha, entre outros. Considerando a necessidade de estimular a criança em sua integralidade e o fato de que o desenvolvimento moral se dá nas interações cotidianas, refletir sobre a qualidade dessas relações no ambiente escolar torna-se fundamental. O estudo destaca a urgência da formação docente voltada para os valores morais, a fim de garantir que as práticas pedagógicas sejam intencionais e eficazes na promoção de relações baseadas na cooperação e no respeito mútuo. Dessa forma, busca-se contribuir para o rompimento da heteronomia ainda na primeira infância, favorecendo a construção da autonomia moral desde os primeiros anos de vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3743_TB1560_09112025145908.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOICE NAIARA CAMARGO DE ABREU" "autor_nome_curto" => "JOICE" "autor_email" => "joicencabreu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125527 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1560 "inscrito_id" => 3743 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL DE 0 A 3 ANOS: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO MORAL POR MEIO DO RESPEITO E DA COOPERAÇÃO" "resumo" => "No campo da Educação, diversos estudos têm contribuído para a compreensão e promoção de práticas que favorecem o desenvolvimento moral. Sabe-se que esse desenvolvimento é um processo contínuo, iniciado nas primeiras interações do indivíduo, seja no núcleo familiar ou na instituição educacional. Nas últimas décadas, a Educação Infantil de 0 a 3 anos tem ganhado destaque nas pesquisas e nas políticas públicas. Muitos municípios vêm estruturando e formalizando pedagogicamente as unidades que atendem bebês e crianças pequenas. Apesar dos avanços, ainda persistem desafios significativos, especialmente no que se refere à efetivação da educação moral na primeira infância. A integração entre cuidar e educar, fundamentada no respeito mútuo e na cooperação, desempenha um papel essencial na construção da autonomia moral das crianças. Assim, este artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, investiga como essa integração contribui para o desenvolvimento moral na Educação Infantil. Para embasar a pesquisa, foram utilizados os referenciais teóricos de Piaget, Kohlberg e Vinha, entre outros. Considerando a necessidade de estimular a criança em sua integralidade e o fato de que o desenvolvimento moral se dá nas interações cotidianas, refletir sobre a qualidade dessas relações no ambiente escolar torna-se fundamental. O estudo destaca a urgência da formação docente voltada para os valores morais, a fim de garantir que as práticas pedagógicas sejam intencionais e eficazes na promoção de relações baseadas na cooperação e no respeito mútuo. Dessa forma, busca-se contribuir para o rompimento da heteronomia ainda na primeira infância, favorecendo a construção da autonomia moral desde os primeiros anos de vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3743_TB1560_09112025145908.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOICE NAIARA CAMARGO DE ABREU" "autor_nome_curto" => "JOICE" "autor_email" => "joicencabreu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }