Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS PROFISSIONAIS X FORMAÇÃO CONTINUADA INTERDISCIPLINAR: UMA COMPREENSÃO DA AÇÃO DOCENTE E DIDÁTICA PARA MELHORAMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Resumo O artigo trata do compromisso de repensar a inerente relação entre os diálogos dos professores e a formação interdisciplinar no exercício da docência. A partir de um levantamento bibliográfico, em pesquisa de mestrado, foi desenvolvido esse estudo. Distante de se executar uma tarefa simples, os colaboradores, a partir de seus olhares investigativos, contribuíram diretamente na melhoria qualitativa da maturação profissional, admitindo que a educação constante, por meio de formação continuada, transforma os paradigmas complexos do agir docente no ensino. O objetivo geral, levando em conta essa formação continuada, foi promover um ambiente de pesquisa-ação integral e sistêmica de base epistemo-pedagógica, que se caracteriza pela implicação, pelo diálogo e pela expressão dos atores em presença, sustentada na disposição argumentativa e no caráter dialógico da situação atual. De forma específica, debruçar-se sobre a prática docente, para reconhecimento de sua incessante necessidade de transformação e buscar formas de atender às suas exigências reais diárias. O princípio da interdisciplinaridade proposta é o de manter um diálogo entre docentes a partir dos conhecimentos na prática pedagógica, é de enfrentar as limitações a partir de uma entrega baseada nas competências e fazer valer a relação entre teoria e prática com base epistemológica e pedagógica. No desenvolvimento deste trabalho foi possível fazer reflexões sobre as perspectivas de propostas interdisciplinares no ensino de ciências da natureza e matemática, assim como, o diálogo sobre a sua complexidade e as várias concepções e ajudou entender que a interdisciplinaridade é possível a partir de um indivíduo ou de um projeto composto por docentes de disciplinas distintas. A ausência de conhecimento sobre a possibilidade de ações interdisciplinares foi apontada como limite para sua realização. Portanto, a pesquisa proporcionou formação na qual foi possível refletir sobre o aprimoramento da prática docente e suas relações com a formação continuada.

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