Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLIMPÍADAS DE QUÍMICA EM IGUATU: ESTRATÉGIAS POTENCIALIZADORAS DA APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Já se é bem reconhecido o potencial significativo que as olimpíadas de conhecimento apresentam para despertar nos alunos o interesse pelo estudo e proporcionar o desenvolvimento de afinidades com as diversas áreas do saber humano. A participação nesses certames incentiva o aprofundamento nas áreas, que contribuiem com a melhoria do desempenho escolar e da permanência e êxito na escola (Campagnolo, 2018). Por essa razão em 2023 implementamos no Instituto Federal de Educação do Ceará, Campus Iguatu, iniciativas voltadas à preparação e ao engajamento de estudantes do ensino médio técnico integrado, visando à participação nas Olimpíadas de Química. Esse projeto tinha por objetivos fomentar o ensino e aprendizagem de Química, mediante a participação nas olimpíadas de Química, e incentivar hábitos de estudo autônomo e colaborativo entre alunos/alunos e alunos/professores. Mediante a oferta de aulas semanais extracurriculares, assistência individualizada, promoção de estudo individual e coletivo e oferta de bolsas de iniciação científica Júnior, obtivemos medalhas de ouro no ano de 2023 na Olimpíada Cearense de Química (OCQ); medalha de ouro e prata na OCQ 2024, além de diversas menções honrosas na OCQ, na Olimpíada Nacional Feminina de Química – Quimeninas e na Olimpíada de Química das Escolas Públicas. Este trabalho visa relatar como esse projeto, para além da obtenção de medalhas, contribuiu para o fortalecimento do ensino de Química no Campus, sendo refletido na motivação e interesse dos alunos e alunas para o estudo de Química. Além disso, observamos o desenvolvimento de autonomia e o fortalecimento de uma cultura de cooperação entre os alunos(as) participantes do projeto.

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