RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE EXTENSIONISTA: AULAS DE MATEMÁTICA BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125535 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1576 "inscrito_id" => 1775 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE EXTENSIONISTA: AULAS DE MATEMÁTICA BÁSICA" "resumo" => "O presente estudo investiga o relato de experiencia da atividade extensionista realizada por licenciandos em Física, que consistiu em aulas de matemática básica para alguns alunos do ensino médio de Oeiras PI. Foi desenvolvida com o objetivo de eliminar as lacunas acumulados no aprendizado matemático dos alunos do 1°,2° e 3° ano do ensino médio, tendo em vista que um dos grandes desafios enfrentados por eles nas aulas de Física é a falta de conhecimentos básicos de matemática, fundamentais para a compreensão e construção de conceitos físicos. Para tanto, foi necessário incentivar a autonomia nos estudos, ensinar a matemática de uma forma mais profunda, sem o uso de “macetes” e “decorebas” e trabalhar habilidades de interpretação de problemas. Assim, foram oferecidas gratuitamente aulas de reforço de matemática básica, realizadas em um ambiente disponibilizado no próprio campus. As aulas foram ministradas por discentes do curso de Licenciatura em Física, que adotaram uma abordagem expositiva dialogada, com foco na construção de um aprendizado significativo. Os resultados foram interpretados de forma quantitativa por meio de testes diagnósticos aplicados no primeiro e último dia de curso. Diante disso, verificou-se que não ouve um avanço significativo nas notas dos testes diagnósticos, devido à falta de empenho dos alunos em resolver as listas de questões em casa, durante as aulas os alunos demostravam facilidade na compreensão dos conteúdos e essa foi uma experiencia enriquecedora para a formação docente dos envolvidos do projeto. Diante disso, conclui-se que não se pode incentivar autonomia com a falta de cobrança dos exercícios propostos pois isso resulta em uma postura negligente do aluno. Além disso, percebeu-se que, quando os conteúdos são construídos junto com o aluno, o aprendizado é mais produtivo e interessante e isso foi claramente notado durante as aulas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1775_TB1576_30102025101201.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLERISLENE DE SOUSA BESERRA" "autor_nome_curto" => "CLERISLENE" "autor_email" => "caoei.2024122lfis0023@aluno.ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125535 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1576 "inscrito_id" => 1775 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE EXTENSIONISTA: AULAS DE MATEMÁTICA BÁSICA" "resumo" => "O presente estudo investiga o relato de experiencia da atividade extensionista realizada por licenciandos em Física, que consistiu em aulas de matemática básica para alguns alunos do ensino médio de Oeiras PI. Foi desenvolvida com o objetivo de eliminar as lacunas acumulados no aprendizado matemático dos alunos do 1°,2° e 3° ano do ensino médio, tendo em vista que um dos grandes desafios enfrentados por eles nas aulas de Física é a falta de conhecimentos básicos de matemática, fundamentais para a compreensão e construção de conceitos físicos. Para tanto, foi necessário incentivar a autonomia nos estudos, ensinar a matemática de uma forma mais profunda, sem o uso de “macetes” e “decorebas” e trabalhar habilidades de interpretação de problemas. Assim, foram oferecidas gratuitamente aulas de reforço de matemática básica, realizadas em um ambiente disponibilizado no próprio campus. As aulas foram ministradas por discentes do curso de Licenciatura em Física, que adotaram uma abordagem expositiva dialogada, com foco na construção de um aprendizado significativo. Os resultados foram interpretados de forma quantitativa por meio de testes diagnósticos aplicados no primeiro e último dia de curso. Diante disso, verificou-se que não ouve um avanço significativo nas notas dos testes diagnósticos, devido à falta de empenho dos alunos em resolver as listas de questões em casa, durante as aulas os alunos demostravam facilidade na compreensão dos conteúdos e essa foi uma experiencia enriquecedora para a formação docente dos envolvidos do projeto. Diante disso, conclui-se que não se pode incentivar autonomia com a falta de cobrança dos exercícios propostos pois isso resulta em uma postura negligente do aluno. Além disso, percebeu-se que, quando os conteúdos são construídos junto com o aluno, o aprendizado é mais produtivo e interessante e isso foi claramente notado durante as aulas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1775_TB1576_30102025101201.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLERISLENE DE SOUSA BESERRA" "autor_nome_curto" => "CLERISLENE" "autor_email" => "caoei.2024122lfis0023@aluno.ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }