Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: LIÇÕES MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125537
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1578
    "inscrito_id" => 1779
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: LIÇÕES MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente estudo investiga um relato de experiência sobre a realização de um minicurso de matemática básica para alunos do Ensino Médio intitulado “Lições de Matemática”. Foi desenvolvido com o objetivo de eliminar as lacunas acumuladas no aprendizado matemático dos alunos, promovendo uma base sólida que os capacite a compreender os conteúdos de matemática dessa etapa. Como resultado, preparar os estudantes para alcançar bons desempenhos no ENEM e em vestibulares gerais, tendo em vista que muitos estudantes ingressam nessa etapa sem uma base sólida o que impossibilita o entendimento de conteúdos mais avançados de matemática e interferindo em todo o seu percurso nas disciplinas de exatas. Para tanto, foi necessário incentivar aos alunos uma postura autodidata nos estudos e na aprendizagem de novos conteúdos, desenvolver habilidades de interpretação de problemas e abrir a mente dos estudantes a compreenderem a matemática de uma forma mais profunda, sem o uso de “macetes” e “decorebas”. realizou-se assim, uma atividade extensionista através de aulas expositivas e dialogadas ministradas por estudantes do curso de licenciatura em física do IFPI- Campus Oeiras de forma presencial com escolha de local sendo uma sala especifica do próprio campus, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem quantitativa através de testes diagnósticos aplicados no início, com foco em identificar as principais lacunas de aprendizado, e no final do curso, para medir evolução dos estudantes. Diante disso, verificou-se que os alunos participavam e demonstravam aprender os conteúdos durante as aulas, foi uma experiência significativa para os ministrantes do projeto. No entanto, não houve avanços significativos em relação aos testes por falta de empenho dos alunos ao estudarem em casa, os quais permitiram à seguinte conclusão: se os conteúdos de matemática forem trabalhados de forma construtiva e aprofundada é possível que os estudantes os aprendam de forma mais lúcida e significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1779_TB1578_30102025181724.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHEYMESSON FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DHEYMESSON"
    "autor_email" => "dheymessonsilva32@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125537
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1578
    "inscrito_id" => 1779
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: LIÇÕES MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente estudo investiga um relato de experiência sobre a realização de um minicurso de matemática básica para alunos do Ensino Médio intitulado “Lições de Matemática”. Foi desenvolvido com o objetivo de eliminar as lacunas acumuladas no aprendizado matemático dos alunos, promovendo uma base sólida que os capacite a compreender os conteúdos de matemática dessa etapa. Como resultado, preparar os estudantes para alcançar bons desempenhos no ENEM e em vestibulares gerais, tendo em vista que muitos estudantes ingressam nessa etapa sem uma base sólida o que impossibilita o entendimento de conteúdos mais avançados de matemática e interferindo em todo o seu percurso nas disciplinas de exatas. Para tanto, foi necessário incentivar aos alunos uma postura autodidata nos estudos e na aprendizagem de novos conteúdos, desenvolver habilidades de interpretação de problemas e abrir a mente dos estudantes a compreenderem a matemática de uma forma mais profunda, sem o uso de “macetes” e “decorebas”. realizou-se assim, uma atividade extensionista através de aulas expositivas e dialogadas ministradas por estudantes do curso de licenciatura em física do IFPI- Campus Oeiras de forma presencial com escolha de local sendo uma sala especifica do próprio campus, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem quantitativa através de testes diagnósticos aplicados no início, com foco em identificar as principais lacunas de aprendizado, e no final do curso, para medir evolução dos estudantes. Diante disso, verificou-se que os alunos participavam e demonstravam aprender os conteúdos durante as aulas, foi uma experiência significativa para os ministrantes do projeto. No entanto, não houve avanços significativos em relação aos testes por falta de empenho dos alunos ao estudarem em casa, os quais permitiram à seguinte conclusão: se os conteúdos de matemática forem trabalhados de forma construtiva e aprofundada é possível que os estudantes os aprendam de forma mais lúcida e significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1779_TB1578_30102025181724.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHEYMESSON FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DHEYMESSON"
    "autor_email" => "dheymessonsilva32@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga um relato de experiência sobre a realização de um minicurso de matemática básica para alunos do Ensino Médio intitulado “Lições de Matemática”. Foi desenvolvido com o objetivo de eliminar as lacunas acumuladas no aprendizado matemático dos alunos, promovendo uma base sólida que os capacite a compreender os conteúdos de matemática dessa etapa. Como resultado, preparar os estudantes para alcançar bons desempenhos no ENEM e em vestibulares gerais, tendo em vista que muitos estudantes ingressam nessa etapa sem uma base sólida o que impossibilita o entendimento de conteúdos mais avançados de matemática e interferindo em todo o seu percurso nas disciplinas de exatas. Para tanto, foi necessário incentivar aos alunos uma postura autodidata nos estudos e na aprendizagem de novos conteúdos, desenvolver habilidades de interpretação de problemas e abrir a mente dos estudantes a compreenderem a matemática de uma forma mais profunda, sem o uso de “macetes” e “decorebas”. realizou-se assim, uma atividade extensionista através de aulas expositivas e dialogadas ministradas por estudantes do curso de licenciatura em física do IFPI- Campus Oeiras de forma presencial com escolha de local sendo uma sala especifica do próprio campus, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem quantitativa através de testes diagnósticos aplicados no início, com foco em identificar as principais lacunas de aprendizado, e no final do curso, para medir evolução dos estudantes. Diante disso, verificou-se que os alunos participavam e demonstravam aprender os conteúdos durante as aulas, foi uma experiência significativa para os ministrantes do projeto. No entanto, não houve avanços significativos em relação aos testes por falta de empenho dos alunos ao estudarem em casa, os quais permitiram à seguinte conclusão: se os conteúdos de matemática forem trabalhados de forma construtiva e aprofundada é possível que os estudantes os aprendam de forma mais lúcida e significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.