Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA IX SEI: APRENDENDO A MATEMÁTICA EM UMA SALA TEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125542
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1590
    "inscrito_id" => 6405
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NA IX SEI: APRENDENDO A MATEMÁTICA EM UMA SALA TEMÁTICA"
    "resumo" => "Ensinar matemática é uma prática desafiadora, uma vez que “tabus” foram criados ao redor da ciência exata. Aplicar uma abordagem diferenciada e criativa no ensino de matemática é possível, criar um ambiente mais dinâmico e interativo, estimulando o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Os jogos matemáticos são ferramentas eficazes nesse processo, pois se aprende de forma mais descontraída, estimulante e participativa. Nessa motivação, foi criada uma sala imersiva de jogos matemáticos na IX Semana de Eventos Integrados do IFPB/Campus Santa Rita, evento anual de participação produtiva da comunidade acadêmica em parceria com a comunidade externa. O evento ocorreu de 16 a 21 de dezembro de 2024, de forma presencial nos turnos da manhã e tarde, em consonância com a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Paraíba. Como relato de experiência, a sala contou com vários tipos de jogos matemáticos, desenvolvidos pelos alunos do 2º ano médio, como jogos de tabuleiro, quebra-cabeças lógicos, jogos de simulação e matrizes, sendo abordados desde conceitos básicos, como as operações matemáticas, até assunto mais avançados, como álgebra e trigonometria. Além de consolidar o conhecimento teórico, os jogos também desenvolveram habilidades cognitivas, pensamento crítico, a tomada de decisão e a resolução de problemas complexos. A gamificação também promoveu a participação ativa dos alunos, motivados a aprender e a interagir com os conteúdos apresentados de forma lúdica. Sob o prisma do processo de ensino e aprendizagem da comunidade acadêmica, bem como de sua relação extensiva â comunidade adjacente, a IX SEI e a sala imersiva da matemática obtiveram resultados expressivos, se consolidou como instrumento potencializador da relação parceira e efetiva entre comunidade interna e externa, confirmando a perspectiva de impactos acadêmico e social positivos na formação cidadã dos educando, educadores, parceiros sociais e a comunidade como um todo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6405_TB1590_30102025235721.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA LISANDRA DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA MENEZES"
    "autor_email" => "valeska.menezes@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125542
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1590
    "inscrito_id" => 6405
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NA IX SEI: APRENDENDO A MATEMÁTICA EM UMA SALA TEMÁTICA"
    "resumo" => "Ensinar matemática é uma prática desafiadora, uma vez que “tabus” foram criados ao redor da ciência exata. Aplicar uma abordagem diferenciada e criativa no ensino de matemática é possível, criar um ambiente mais dinâmico e interativo, estimulando o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Os jogos matemáticos são ferramentas eficazes nesse processo, pois se aprende de forma mais descontraída, estimulante e participativa. Nessa motivação, foi criada uma sala imersiva de jogos matemáticos na IX Semana de Eventos Integrados do IFPB/Campus Santa Rita, evento anual de participação produtiva da comunidade acadêmica em parceria com a comunidade externa. O evento ocorreu de 16 a 21 de dezembro de 2024, de forma presencial nos turnos da manhã e tarde, em consonância com a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Paraíba. Como relato de experiência, a sala contou com vários tipos de jogos matemáticos, desenvolvidos pelos alunos do 2º ano médio, como jogos de tabuleiro, quebra-cabeças lógicos, jogos de simulação e matrizes, sendo abordados desde conceitos básicos, como as operações matemáticas, até assunto mais avançados, como álgebra e trigonometria. Além de consolidar o conhecimento teórico, os jogos também desenvolveram habilidades cognitivas, pensamento crítico, a tomada de decisão e a resolução de problemas complexos. A gamificação também promoveu a participação ativa dos alunos, motivados a aprender e a interagir com os conteúdos apresentados de forma lúdica. Sob o prisma do processo de ensino e aprendizagem da comunidade acadêmica, bem como de sua relação extensiva â comunidade adjacente, a IX SEI e a sala imersiva da matemática obtiveram resultados expressivos, se consolidou como instrumento potencializador da relação parceira e efetiva entre comunidade interna e externa, confirmando a perspectiva de impactos acadêmico e social positivos na formação cidadã dos educando, educadores, parceiros sociais e a comunidade como um todo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6405_TB1590_30102025235721.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA LISANDRA DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA MENEZES"
    "autor_email" => "valeska.menezes@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ensinar matemática é uma prática desafiadora, uma vez que “tabus” foram criados ao redor da ciência exata. Aplicar uma abordagem diferenciada e criativa no ensino de matemática é possível, criar um ambiente mais dinâmico e interativo, estimulando o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Os jogos matemáticos são ferramentas eficazes nesse processo, pois se aprende de forma mais descontraída, estimulante e participativa. Nessa motivação, foi criada uma sala imersiva de jogos matemáticos na IX Semana de Eventos Integrados do IFPB/Campus Santa Rita, evento anual de participação produtiva da comunidade acadêmica em parceria com a comunidade externa. O evento ocorreu de 16 a 21 de dezembro de 2024, de forma presencial nos turnos da manhã e tarde, em consonância com a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Paraíba. Como relato de experiência, a sala contou com vários tipos de jogos matemáticos, desenvolvidos pelos alunos do 2º ano médio, como jogos de tabuleiro, quebra-cabeças lógicos, jogos de simulação e matrizes, sendo abordados desde conceitos básicos, como as operações matemáticas, até assunto mais avançados, como álgebra e trigonometria. Além de consolidar o conhecimento teórico, os jogos também desenvolveram habilidades cognitivas, pensamento crítico, a tomada de decisão e a resolução de problemas complexos. A gamificação também promoveu a participação ativa dos alunos, motivados a aprender e a interagir com os conteúdos apresentados de forma lúdica. Sob o prisma do processo de ensino e aprendizagem da comunidade acadêmica, bem como de sua relação extensiva â comunidade adjacente, a IX SEI e a sala imersiva da matemática obtiveram resultados expressivos, se consolidou como instrumento potencializador da relação parceira e efetiva entre comunidade interna e externa, confirmando a perspectiva de impactos acadêmico e social positivos na formação cidadã dos educando, educadores, parceiros sociais e a comunidade como um todo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.