Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A BNCC EXPLORA A ETNOMATEMÁTICA? DISCUSSÃO PARTIDA DO ÂMBITO PIBID COM PRÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Etnomatemática foi criada por Ubiratan D'Ambrosio onde tem o foco de apresentar a matemática em outras culturas, povos e lugares, contando sua história e desenvolvimento. A importância da Etnomatemática vem sendo abordada e elucidada nos ambientes escolares. Contudo, a apresentação dessa incrível ferramenta para a promoção de saberes matemática, cultura matemática e desenvolvimento crítico do aluno não está disposta na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), onde a maioria dos livros, escolas e professores a utilizam para promover no estudante a base de estudo tendo a finalidade de tornar um cidadão capacitado e letrado. Porém, a BNCC não oferece nenhum conhecimento sobre culturas matemáticas, ela deixa à disposição do professor utilizar algum momento para apresentar um outro método de resolução matemático, localizado no Letramento Matemático do 9º ano do Ensino Fundamental e também para o Ensino Médio. A disposição de assuntos que abordam, por exemplo, a África, engloba as matérias de artes, educação física, língua portuguesa e história, como assuntos a serem abordados, mas não apresenta sobre os cálculos egípcios, escritas egípcias, invenções e construções africanas, geometria sona e nem outro método matemático que poderia ser abordado em sala de aula. Dessa forma os alunos do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID), coloca em reflexão a utilização e oferecimento desse conteúdo para o Ensino Médio, em uma intervenção pedagógica feita na Escola Técnica Estadual Miguel Batista onde foi avaliado em duas turmas dando o total de 46 alunos, onde mais de 80% dos estudantes não tinha conhecimento sobre a matemática africana e que mais de 70% dos estudantes tiveram vontade de estudar outros tipos de matemática. Fazendo assim, juntamente com o apuramento de demais dados, a necessidade da abordagem da Etnomatemática no contexto africano e demais culturas, essenciais na sala de aula.

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