FILTRO CASEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO, USO E IMPACTO AMBIENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125545 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1596 "inscrito_id" => 8485 "titulo" => "FILTRO CASEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO, USO E IMPACTO AMBIENTAL" "resumo" => "A construção de um filtro caseiro se apresenta como uma ferramenta didática eficaz para demonstrar processos de filtragem e purificação da água, tornando o aprendizado mais concreto e interativo. O objetivo deste trabalho é relatar uma atividade desenvolvida no Reforço Escolar Prime com um grupo de 9 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental sobre a construção de um filtro caseiro e sua aplicabilidade na sociedade. A metodologia consistiu em quatro momentos, sendo eles:Levantamento das percepções iniciais sobre filtro caseiro; introdução ao conceito de filtro caseiro e sua aplicabilidade; construção do filtro caseiro e por fim um questionário de sondagem com duas perguntas (Você acredita que um filtro caseiro pode ser útil para comunidades que não têm acesso fácil à água potável? Por quê?Na sua opinião, quais problemas podem ser causados ??pela falta de filtragem da água?) para avaliarmos a evolução dos estudantes na compreensão e uso desse recurso. A experiência possibilitou aos alunos uma compreensão mais ampla sobre o funcionamento dos filtros e sua aplicabilidade. Esse conhecimento foi além da construção do filtro caseiro, permitindo a clareza com os sistemas naturais e artificiais de purificação da água. Além disso, a atividade estimulou a reflexão sobre a importância do saneamento básico e da preservação dos recursos hídricos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8485_TB1596_15102025181717.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KETILY TRAJANO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "KETILY" "autor_email" => "ketily.oliveira@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125545 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1596 "inscrito_id" => 8485 "titulo" => "FILTRO CASEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO, USO E IMPACTO AMBIENTAL" "resumo" => "A construção de um filtro caseiro se apresenta como uma ferramenta didática eficaz para demonstrar processos de filtragem e purificação da água, tornando o aprendizado mais concreto e interativo. O objetivo deste trabalho é relatar uma atividade desenvolvida no Reforço Escolar Prime com um grupo de 9 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental sobre a construção de um filtro caseiro e sua aplicabilidade na sociedade. A metodologia consistiu em quatro momentos, sendo eles:Levantamento das percepções iniciais sobre filtro caseiro; introdução ao conceito de filtro caseiro e sua aplicabilidade; construção do filtro caseiro e por fim um questionário de sondagem com duas perguntas (Você acredita que um filtro caseiro pode ser útil para comunidades que não têm acesso fácil à água potável? Por quê?Na sua opinião, quais problemas podem ser causados ??pela falta de filtragem da água?) para avaliarmos a evolução dos estudantes na compreensão e uso desse recurso. A experiência possibilitou aos alunos uma compreensão mais ampla sobre o funcionamento dos filtros e sua aplicabilidade. Esse conhecimento foi além da construção do filtro caseiro, permitindo a clareza com os sistemas naturais e artificiais de purificação da água. Além disso, a atividade estimulou a reflexão sobre a importância do saneamento básico e da preservação dos recursos hídricos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8485_TB1596_15102025181717.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KETILY TRAJANO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "KETILY" "autor_email" => "ketily.oliveira@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }