Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA EM BRAILLE, UTILIZAÇÃO DO JOGO MULTIPLANOS PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA INCLUSIVA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O combate para a propagação da inclusão nas escolas tem sido algo bastante debatido e alavancador de projetos para auxiliar ou implementar um aluno com deficiência na sala de aula, de tal maneira que pode se sentir incluído. O ensino para pessoas cegas apresenta dificuldade de implementação, já que seria necessário que o aluno sentisse o que está sendo estudado e aplicado na aula (ARAÚJO, 2005). Dessa forma o grupo do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) da Universidade Federal Rural de Pernambuco aplicou uma intervenção no 2º ano da Escola Técnica Estadual Miguel Batista, tendo como proposta a matemática inclusiva em Braille. A atividade começou com a introdução a reflexão de como uma pessoa deficiente visual estudava, após isso foi apresentado o alfabeto em braille, utilizando vídeos para facilitar a compreensão mostrando como eles devem interpretar a linguagem da célula Braille. Em seguida, introduzimos o jogo Multiplanos explicando os nomes e funções das peças, nesse momento aproveitamos para falar de matrizes que foi o conceito utilizado para jogar o Multiplanos. Adiante, os estudantes criaram grades com as peças que serviam como base para formar a matriz, organizando em linhas e colunas. As operações definidas nas matrizes foram adição, subtração, multiplicação e transposição, no tabuleiro moviam as peças para representar os cálculos e interpretar o resultado. Atuamos em uma dinâmica para reforçar o aprendizado, onde davam as coordenadas em braille enquanto outros identificavam as operações das matrizes e os demais faziam os cálculos. E por fim, disponibilizamos um formulário onde os alunos deixaram os feedbacks. Obtemos resultados satisfatórios, alguns alunos acharam bastante dinâmico trabalhar com matrizes através de jogos e que contribuiu para minimizar dificuldades que tinham sobre esse tema, também comentaram sobre a importância de trabalhar a inclusão social de maneira acessível nas aulas de matemática.

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