DIÁLOGOS INTERCULTURAIS: A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125551 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1604 "inscrito_id" => 3666 "titulo" => "DIÁLOGOS INTERCULTURAIS: A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "resumo" => "Este trabalho propõe a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica no ensino de línguas estrangeiras, com foco no desenvolvimento de competências interculturais e multiletramentos. Baseado em teóricos como Michael Byram, Cope e Kalantzis, Vygotsky e Bourdieu, o projeto visa integrar aspectos culturais, identitários e emocionais no aprendizado de línguas, promovendo uma abordagem multimodal e intercultural. A pesquisa-ação foi realizada com alunos de inglês do nível 1 do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), utilizando atividades como "Onomatopeias, cores e emoções nos quadrinhos" e "Criação de histórias em quadrinhos a partir de imagens e temáticas musicais". Os resultados demonstraram que as HQs são eficazes para engajar os alunos, facilitando a expressão criativa e a compreensão intercultural. A análise das escolhas cromáticas e das narrativas visuais revelou como os alunos utilizam cores e imagens para expressar emoções e construir significados culturais, refletindo tanto influências externas quanto experiências pessoais. Além disso, a integração de elementos visuais, textuais e musicais permitiu aos alunos explorar vocabulário e estruturas linguísticas de forma contextualizada e significativa. Conclui-se que as HQs são uma ferramenta poderosa para promover um ensino de línguas mais dinâmico e significativo, preparando os alunos para interações interculturais éticas e reflexivas, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades linguísticas, criativas e críticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3666_TB1604_29102025201650.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYNÁ RAFAELA MAIA" "autor_nome_curto" => "LAYNÁ MAIA" "autor_email" => "laynarmaia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125551 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1604 "inscrito_id" => 3666 "titulo" => "DIÁLOGOS INTERCULTURAIS: A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "resumo" => "Este trabalho propõe a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica no ensino de línguas estrangeiras, com foco no desenvolvimento de competências interculturais e multiletramentos. Baseado em teóricos como Michael Byram, Cope e Kalantzis, Vygotsky e Bourdieu, o projeto visa integrar aspectos culturais, identitários e emocionais no aprendizado de línguas, promovendo uma abordagem multimodal e intercultural. A pesquisa-ação foi realizada com alunos de inglês do nível 1 do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), utilizando atividades como "Onomatopeias, cores e emoções nos quadrinhos" e "Criação de histórias em quadrinhos a partir de imagens e temáticas musicais". Os resultados demonstraram que as HQs são eficazes para engajar os alunos, facilitando a expressão criativa e a compreensão intercultural. A análise das escolhas cromáticas e das narrativas visuais revelou como os alunos utilizam cores e imagens para expressar emoções e construir significados culturais, refletindo tanto influências externas quanto experiências pessoais. Além disso, a integração de elementos visuais, textuais e musicais permitiu aos alunos explorar vocabulário e estruturas linguísticas de forma contextualizada e significativa. Conclui-se que as HQs são uma ferramenta poderosa para promover um ensino de línguas mais dinâmico e significativo, preparando os alunos para interações interculturais éticas e reflexivas, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades linguísticas, criativas e críticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3666_TB1604_29102025201650.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYNÁ RAFAELA MAIA" "autor_nome_curto" => "LAYNÁ MAIA" "autor_email" => "laynarmaia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }