CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO EM SERVIÇO PARA O PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125552 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1605 "inscrito_id" => 3971 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO EM SERVIÇO PARA O PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR" "resumo" => "Ao refletir acerca da Educação Especial e Inclusiva na Escola Regular, evidencia-se que ainda há muitos desafios em implementações de propostas pedagógicas inclusivas. Nesse contexto, torna-se clara a pertinência de integrar contribuições de um Grupo Formativo Colaborativo, de acordo com um planejamento colaborativo, direcionado para o desenvolvimento de competências e habilidades docentes em planejamento de práticas pedagógicas inclusivas. Assim, a pesquisa é conduzida pela seguinte pergunta: Como a formação em serviço de professores (as) e gestores (as) pode contribuir para a efetivação de planejamento de práticas inclusivas na Rede Municipal de Educação de União da Vitória/PR?, objetiva-se com o estudo Compreender a contribuição da formação de professores(as) e gestores(as) para o planejamento colaborativo de práticas inclusivas na Rede Municipal de Educação de União da Vitória/PR. Em termos metodológicos, o estudo priorizou a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, estudo exploratório e natureza aplicada. O referencial teórico se embasou nas obras dos(as) autores(as) Pletsch (2019), Capellini; Zerbato, (2019), Imbernón (2011), Oliveira (2024). Dentre os resultados esperados, além de compreender as contribuições da formação em serviço, intenciona-se proporcionar possibilidades aos educadores de recursos e planejamentos essenciais para trabalhar com a diversidade presente nas salas de aula, viabilizando, assim, um ambiente educacional equitativo e inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3971_TB1605_30102025210523.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE APARECIDA CALIXTRO" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "eliane.calixtro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125552 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1605 "inscrito_id" => 3971 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO EM SERVIÇO PARA O PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR" "resumo" => "Ao refletir acerca da Educação Especial e Inclusiva na Escola Regular, evidencia-se que ainda há muitos desafios em implementações de propostas pedagógicas inclusivas. Nesse contexto, torna-se clara a pertinência de integrar contribuições de um Grupo Formativo Colaborativo, de acordo com um planejamento colaborativo, direcionado para o desenvolvimento de competências e habilidades docentes em planejamento de práticas pedagógicas inclusivas. Assim, a pesquisa é conduzida pela seguinte pergunta: Como a formação em serviço de professores (as) e gestores (as) pode contribuir para a efetivação de planejamento de práticas inclusivas na Rede Municipal de Educação de União da Vitória/PR?, objetiva-se com o estudo Compreender a contribuição da formação de professores(as) e gestores(as) para o planejamento colaborativo de práticas inclusivas na Rede Municipal de Educação de União da Vitória/PR. Em termos metodológicos, o estudo priorizou a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, estudo exploratório e natureza aplicada. O referencial teórico se embasou nas obras dos(as) autores(as) Pletsch (2019), Capellini; Zerbato, (2019), Imbernón (2011), Oliveira (2024). Dentre os resultados esperados, além de compreender as contribuições da formação em serviço, intenciona-se proporcionar possibilidades aos educadores de recursos e planejamentos essenciais para trabalhar com a diversidade presente nas salas de aula, viabilizando, assim, um ambiente educacional equitativo e inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3971_TB1605_30102025210523.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE APARECIDA CALIXTRO" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "eliane.calixtro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }