Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO EM SERVIÇO PARA O PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao refletir acerca da Educação Especial e Inclusiva na Escola Regular, evidencia-se que ainda há muitos desafios em implementações de propostas pedagógicas inclusivas. Nesse contexto, torna-se clara a pertinência de integrar contribuições de um Grupo Formativo Colaborativo, de acordo com um planejamento colaborativo, direcionado para o desenvolvimento de competências e habilidades docentes em planejamento de práticas pedagógicas inclusivas. Assim, a pesquisa é conduzida pela seguinte pergunta: Como a formação em serviço de professores (as) e gestores (as) pode contribuir para a efetivação de planejamento de práticas inclusivas na Rede Municipal de Educação de União da Vitória/PR?, objetiva-se com o estudo Compreender a contribuição da formação de professores(as) e gestores(as) para o planejamento colaborativo de práticas inclusivas na Rede Municipal de Educação de União da Vitória/PR. Em termos metodológicos, o estudo priorizou a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, estudo exploratório e natureza aplicada. O referencial teórico se embasou nas obras dos(as) autores(as) Pletsch (2019), Capellini; Zerbato, (2019), Imbernón (2011), Oliveira (2024). Dentre os resultados esperados, além de compreender as contribuições da formação em serviço, intenciona-se proporcionar possibilidades aos educadores de recursos e planejamentos essenciais para trabalhar com a diversidade presente nas salas de aula, viabilizando, assim, um ambiente educacional equitativo e inclusivo.

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