Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA NA INFÂNCIA E NA TERCEIRA IDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A ciência é frequentemente mal compreendida pela sociedade, incorrendo em percepções superficiais e estereotipadas sobre ciência e cientista. O programa de extensão Cientifi-CIDADE, apresenta a ciência de maneira alternativa, a fim de despertar o interesse de diferentes públicos e desconstruir percepções equivocadas. Diante disso, este trabalho discute algumas das percepções dos participantes de uma aplicação da oficina “Ciência na Infância”, que foi adaptada do público infantil para a terceira idade. Inicialmente, os participantes responderam a um questionário para expressar sua visão sobre a importância da Química e realizaram desenhos sobre cientistas dessa área. Durante a realização da oficina, os participantes foram desafiados por uma situação problema, encenada por fantoches, e realizaram experimentos relacionados à problemática: montar a festa de aniversário de um rei por meio de atividades que envolviam ciência e magia (escala de pH para montar um arco íris, encher os balões com gases formados em reações químicas, entre outros). Os resultados mostraram que muitos participantes tinham visões estereotipadas sobre a ciência química e as/os cientistas. A maioria apresentou associações da química com algo distante, difícil ou intimidador, enquanto outros a relacionaram com ramos ou áreas de atuação, como saúde, medicamentos, alimentos, construção civil, etc. Muitos participantes tiveram dificuldades de representar em desenho sua ideia sobre cientista, enquanto alguns demonstraram uma visão majoritariamente masculina, de um cientista “descobridor”, que resolve problemas, que faz experimentos em um laboratório, sem a participação de outras pessoas. As atividades práticas realizadas e a interação com os conteúdos de maneira envolvente, despertou o interesse e curiosidade dos participantes pela Química. Ao final, os participantes relataram uma visão mais positiva e consciente sobre a ciência, destacando a relevância de iniciativas que a desmistificam, incentivam o pensamento crítico e estimulam a curiosidade e a criatividade.

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