Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE CURRICULAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125555
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1608
    "inscrito_id" => 6466
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE CURRICULAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Pesquisa desenvolvida pelo Programa de Mestrado em Ensino e Formação Docente da (UNILAB/IFCE) (2022-2024), que teve como objetivo geral investigar como a Acessibilidade Curricular foi mediada na inclusão de estudantes com deficiência nos anos finais do ensino fundamental na Escola Municipal Rui Barbosa, localizada em Maracanaú (CE). Os objetivos específicos foram identificar as concepções docentes sobre a Acessibilidade Curricular, verificar a participação dos/as docentes em formações continuadas, averiguar as dificuldades para garantir uma inclusão de qualidade, bem como propor a aplicação de atividades voltadas à Acessibilidade Curricular. O estudo utilizou autores/as como Correia (2016), Lustosa e Figueredo (2021), Mantoan e Lanuti (2022). Uma pesquisa-ação colaborativa com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram aplicados um questionário junto a dez professores/as, uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e observações em sala de aula para avaliar se a Acessibilidade Curricular estava sendo promovida. Em seguida, foram realizadas intervenções pedagógicas para estimular a participação e o acesso à aprendizagem dos/as educandos/as. A análise dos questionários se deu através da sistematização e tabulação das respostas. Após a conclusão das observações em sala de aula e das intervenções pedagógicas, foi realizada uma análise comparativa entre os registros das práticas pedagógicas, os objetivos e metas estabelecidos no PPP e as respostas apontadas no questionário, buscando identificar padrões e lacunas. Os resultados mostraram a necessidade do desenvolvimento de ações inclusivas, um maior entendimento sobre currículos acessíveis e a superação das barreiras encontradas. Logo, é imprescindível avançar em direção a uma educação onde a acessibilidade curricular seja uma realidade no dia a dia da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6466_TB1608_26102025110038.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA SABÓIA JUCÁ"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "ale02bio@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125555
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1608
    "inscrito_id" => 6466
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE CURRICULAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Pesquisa desenvolvida pelo Programa de Mestrado em Ensino e Formação Docente da (UNILAB/IFCE) (2022-2024), que teve como objetivo geral investigar como a Acessibilidade Curricular foi mediada na inclusão de estudantes com deficiência nos anos finais do ensino fundamental na Escola Municipal Rui Barbosa, localizada em Maracanaú (CE). Os objetivos específicos foram identificar as concepções docentes sobre a Acessibilidade Curricular, verificar a participação dos/as docentes em formações continuadas, averiguar as dificuldades para garantir uma inclusão de qualidade, bem como propor a aplicação de atividades voltadas à Acessibilidade Curricular. O estudo utilizou autores/as como Correia (2016), Lustosa e Figueredo (2021), Mantoan e Lanuti (2022). Uma pesquisa-ação colaborativa com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram aplicados um questionário junto a dez professores/as, uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e observações em sala de aula para avaliar se a Acessibilidade Curricular estava sendo promovida. Em seguida, foram realizadas intervenções pedagógicas para estimular a participação e o acesso à aprendizagem dos/as educandos/as. A análise dos questionários se deu através da sistematização e tabulação das respostas. Após a conclusão das observações em sala de aula e das intervenções pedagógicas, foi realizada uma análise comparativa entre os registros das práticas pedagógicas, os objetivos e metas estabelecidos no PPP e as respostas apontadas no questionário, buscando identificar padrões e lacunas. Os resultados mostraram a necessidade do desenvolvimento de ações inclusivas, um maior entendimento sobre currículos acessíveis e a superação das barreiras encontradas. Logo, é imprescindível avançar em direção a uma educação onde a acessibilidade curricular seja uma realidade no dia a dia da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6466_TB1608_26102025110038.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA SABÓIA JUCÁ"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "ale02bio@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Pesquisa desenvolvida pelo Programa de Mestrado em Ensino e Formação Docente da (UNILAB/IFCE) (2022-2024), que teve como objetivo geral investigar como a Acessibilidade Curricular foi mediada na inclusão de estudantes com deficiência nos anos finais do ensino fundamental na Escola Municipal Rui Barbosa, localizada em Maracanaú (CE). Os objetivos específicos foram identificar as concepções docentes sobre a Acessibilidade Curricular, verificar a participação dos/as docentes em formações continuadas, averiguar as dificuldades para garantir uma inclusão de qualidade, bem como propor a aplicação de atividades voltadas à Acessibilidade Curricular. O estudo utilizou autores/as como Correia (2016), Lustosa e Figueredo (2021), Mantoan e Lanuti (2022). Uma pesquisa-ação colaborativa com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram aplicados um questionário junto a dez professores/as, uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e observações em sala de aula para avaliar se a Acessibilidade Curricular estava sendo promovida. Em seguida, foram realizadas intervenções pedagógicas para estimular a participação e o acesso à aprendizagem dos/as educandos/as. A análise dos questionários se deu através da sistematização e tabulação das respostas. Após a conclusão das observações em sala de aula e das intervenções pedagógicas, foi realizada uma análise comparativa entre os registros das práticas pedagógicas, os objetivos e metas estabelecidos no PPP e as respostas apontadas no questionário, buscando identificar padrões e lacunas. Os resultados mostraram a necessidade do desenvolvimento de ações inclusivas, um maior entendimento sobre currículos acessíveis e a superação das barreiras encontradas. Logo, é imprescindível avançar em direção a uma educação onde a acessibilidade curricular seja uma realidade no dia a dia da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.