Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ASSOCIAÇÃO ENTRE A PROMOÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação Emocional
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125560
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1615
    "inscrito_id" => 7986
    "titulo" => "A ASSOCIAÇÃO ENTRE A PROMOÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO"
    "resumo" => "A promoção de competências socioemocionais (CSE) nas escolas está alinhada à promoção do desenvolvimento integral dos estudantes, com destaque em documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apontam algumas competências gerais, como a empatia, colaboração e pensamento crítico. Essas competências podem ser definidas em três domínios de orientação: para si, para os outros e às tarefas (Schoon, 2021). Uma das possibilidades para desenvolver tais CSE envolve os relacionamentos no ambiente escolar, mais especificamente entre professor e estudante. Frente a isso, este trabalho buscou investigar a relação professor-aluno como preditor de CSE. Participaram deste estudo 392 estudantes do 4º e 5 º ano (50,8 % meninos) de cinco escolas públicas da cidade de Piraquara, no estado do Paraná, com a média de idade sendo de 10,03 anos (d.p.: 1,01). As CSE foram avaliadas a partir de 31 itens respondidos por estudantes avaliando suas autopercepções quanto as competências socioemocionais no domínio orientado a si (como Autoconhecimento, Autopercepção e Autorregulação), aos outros (como Empatia e Cooperação), e a tarefas (como Pensamento Crítico e Criativo). A relação professor-aluno foi avaliada a partir da Escala de Clima Escolar de Delaware (Bear et al., 2016). Os dados passaram por uma análise de regressão hierárquica examinando os efeitos da relação professor-aluno quanto a competências socioemocionais em cada um dos domínios investigados, para além de aspectos sociodemográficos (idade e gênero) relação professor-aluno. Os resultados indicaram que a relação professor-aluno atua como preditor significativo para as competências orientadas para si (b = ,45), para os outros (b = ,43) e às tarefas (b = ,27). Tais resultados oferecem implicações para a prática pedagógica quanto a adoção de estratégias no repertório docente para o desenvolvimento dos estudantes com foco em aspectos relacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7986_TB1615_14102025143317.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTIA GRAZIELA MOSSON DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "CINTIA"
    "autor_email" => "cintiamosson@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125560
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1615
    "inscrito_id" => 7986
    "titulo" => "A ASSOCIAÇÃO ENTRE A PROMOÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO"
    "resumo" => "A promoção de competências socioemocionais (CSE) nas escolas está alinhada à promoção do desenvolvimento integral dos estudantes, com destaque em documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apontam algumas competências gerais, como a empatia, colaboração e pensamento crítico. Essas competências podem ser definidas em três domínios de orientação: para si, para os outros e às tarefas (Schoon, 2021). Uma das possibilidades para desenvolver tais CSE envolve os relacionamentos no ambiente escolar, mais especificamente entre professor e estudante. Frente a isso, este trabalho buscou investigar a relação professor-aluno como preditor de CSE. Participaram deste estudo 392 estudantes do 4º e 5 º ano (50,8 % meninos) de cinco escolas públicas da cidade de Piraquara, no estado do Paraná, com a média de idade sendo de 10,03 anos (d.p.: 1,01). As CSE foram avaliadas a partir de 31 itens respondidos por estudantes avaliando suas autopercepções quanto as competências socioemocionais no domínio orientado a si (como Autoconhecimento, Autopercepção e Autorregulação), aos outros (como Empatia e Cooperação), e a tarefas (como Pensamento Crítico e Criativo). A relação professor-aluno foi avaliada a partir da Escala de Clima Escolar de Delaware (Bear et al., 2016). Os dados passaram por uma análise de regressão hierárquica examinando os efeitos da relação professor-aluno quanto a competências socioemocionais em cada um dos domínios investigados, para além de aspectos sociodemográficos (idade e gênero) relação professor-aluno. Os resultados indicaram que a relação professor-aluno atua como preditor significativo para as competências orientadas para si (b = ,45), para os outros (b = ,43) e às tarefas (b = ,27). Tais resultados oferecem implicações para a prática pedagógica quanto a adoção de estratégias no repertório docente para o desenvolvimento dos estudantes com foco em aspectos relacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7986_TB1615_14102025143317.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTIA GRAZIELA MOSSON DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "CINTIA"
    "autor_email" => "cintiamosson@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A promoção de competências socioemocionais (CSE) nas escolas está alinhada à promoção do desenvolvimento integral dos estudantes, com destaque em documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apontam algumas competências gerais, como a empatia, colaboração e pensamento crítico. Essas competências podem ser definidas em três domínios de orientação: para si, para os outros e às tarefas (Schoon, 2021). Uma das possibilidades para desenvolver tais CSE envolve os relacionamentos no ambiente escolar, mais especificamente entre professor e estudante. Frente a isso, este trabalho buscou investigar a relação professor-aluno como preditor de CSE. Participaram deste estudo 392 estudantes do 4º e 5 º ano (50,8 % meninos) de cinco escolas públicas da cidade de Piraquara, no estado do Paraná, com a média de idade sendo de 10,03 anos (d.p.: 1,01). As CSE foram avaliadas a partir de 31 itens respondidos por estudantes avaliando suas autopercepções quanto as competências socioemocionais no domínio orientado a si (como Autoconhecimento, Autopercepção e Autorregulação), aos outros (como Empatia e Cooperação), e a tarefas (como Pensamento Crítico e Criativo). A relação professor-aluno foi avaliada a partir da Escala de Clima Escolar de Delaware (Bear et al., 2016). Os dados passaram por uma análise de regressão hierárquica examinando os efeitos da relação professor-aluno quanto a competências socioemocionais em cada um dos domínios investigados, para além de aspectos sociodemográficos (idade e gênero) relação professor-aluno. Os resultados indicaram que a relação professor-aluno atua como preditor significativo para as competências orientadas para si (b = ,45), para os outros (b = ,43) e às tarefas (b = ,27). Tais resultados oferecem implicações para a prática pedagógica quanto a adoção de estratégias no repertório docente para o desenvolvimento dos estudantes com foco em aspectos relacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.