A ASSOCIAÇÃO ENTRE A PROMOÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125560 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1615 "inscrito_id" => 7986 "titulo" => "A ASSOCIAÇÃO ENTRE A PROMOÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO" "resumo" => "A promoção de competências socioemocionais (CSE) nas escolas está alinhada à promoção do desenvolvimento integral dos estudantes, com destaque em documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apontam algumas competências gerais, como a empatia, colaboração e pensamento crítico. Essas competências podem ser definidas em três domínios de orientação: para si, para os outros e às tarefas (Schoon, 2021). Uma das possibilidades para desenvolver tais CSE envolve os relacionamentos no ambiente escolar, mais especificamente entre professor e estudante. Frente a isso, este trabalho buscou investigar a relação professor-aluno como preditor de CSE. Participaram deste estudo 392 estudantes do 4º e 5 º ano (50,8 % meninos) de cinco escolas públicas da cidade de Piraquara, no estado do Paraná, com a média de idade sendo de 10,03 anos (d.p.: 1,01). As CSE foram avaliadas a partir de 31 itens respondidos por estudantes avaliando suas autopercepções quanto as competências socioemocionais no domínio orientado a si (como Autoconhecimento, Autopercepção e Autorregulação), aos outros (como Empatia e Cooperação), e a tarefas (como Pensamento Crítico e Criativo). A relação professor-aluno foi avaliada a partir da Escala de Clima Escolar de Delaware (Bear et al., 2016). Os dados passaram por uma análise de regressão hierárquica examinando os efeitos da relação professor-aluno quanto a competências socioemocionais em cada um dos domínios investigados, para além de aspectos sociodemográficos (idade e gênero) relação professor-aluno. Os resultados indicaram que a relação professor-aluno atua como preditor significativo para as competências orientadas para si (b = ,45), para os outros (b = ,43) e às tarefas (b = ,27). Tais resultados oferecem implicações para a prática pedagógica quanto a adoção de estratégias no repertório docente para o desenvolvimento dos estudantes com foco em aspectos relacionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7986_TB1615_14102025143317.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA GRAZIELA MOSSON DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "CINTIA" "autor_email" => "cintiamosson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125560 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1615 "inscrito_id" => 7986 "titulo" => "A ASSOCIAÇÃO ENTRE A PROMOÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO" "resumo" => "A promoção de competências socioemocionais (CSE) nas escolas está alinhada à promoção do desenvolvimento integral dos estudantes, com destaque em documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apontam algumas competências gerais, como a empatia, colaboração e pensamento crítico. Essas competências podem ser definidas em três domínios de orientação: para si, para os outros e às tarefas (Schoon, 2021). Uma das possibilidades para desenvolver tais CSE envolve os relacionamentos no ambiente escolar, mais especificamente entre professor e estudante. Frente a isso, este trabalho buscou investigar a relação professor-aluno como preditor de CSE. Participaram deste estudo 392 estudantes do 4º e 5 º ano (50,8 % meninos) de cinco escolas públicas da cidade de Piraquara, no estado do Paraná, com a média de idade sendo de 10,03 anos (d.p.: 1,01). As CSE foram avaliadas a partir de 31 itens respondidos por estudantes avaliando suas autopercepções quanto as competências socioemocionais no domínio orientado a si (como Autoconhecimento, Autopercepção e Autorregulação), aos outros (como Empatia e Cooperação), e a tarefas (como Pensamento Crítico e Criativo). A relação professor-aluno foi avaliada a partir da Escala de Clima Escolar de Delaware (Bear et al., 2016). Os dados passaram por uma análise de regressão hierárquica examinando os efeitos da relação professor-aluno quanto a competências socioemocionais em cada um dos domínios investigados, para além de aspectos sociodemográficos (idade e gênero) relação professor-aluno. Os resultados indicaram que a relação professor-aluno atua como preditor significativo para as competências orientadas para si (b = ,45), para os outros (b = ,43) e às tarefas (b = ,27). Tais resultados oferecem implicações para a prática pedagógica quanto a adoção de estratégias no repertório docente para o desenvolvimento dos estudantes com foco em aspectos relacionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7986_TB1615_14102025143317.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA GRAZIELA MOSSON DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "CINTIA" "autor_email" => "cintiamosson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }