Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AGITADOR MAGNÉTICO COM CONTROLE DE VELOCIDADE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125563
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1625
    "inscrito_id" => 3251
    "titulo" => "AGITADOR MAGNÉTICO COM CONTROLE DE VELOCIDADE"
    "resumo" => "Os agitadores magnéticos são equipamentos essenciais em laboratórios de ensino e farmacêuticos, utilizados para agitar, misturar e homogeneizar substâncias de maneira eficiente. No entanto, os modelos comerciais possuem custos elevados, o que pode ser uma barreira para sua aquisição em escolas e pequenos laboratórios. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um agitador magnético utilizando materiais recicláveis, com ajuste na regulagem de velocidade, garantindo maior qualidade na mistura das soluções. A construção do agitador utilizou materiais como acrílico, bateria, ventoinha de computadores antigos, palitos de picolé, interruptor, potenciômetro e imãs, todos recicláveis e de fácil acesso. A base foi criada com acrílico, sobre a qual foi instalada uma ventoinha conectada em série com o potenciômetro, interruptor e bateria, permitindo sua energização. Um ímã foi fixado no centro da ventoinha, enquanto uma base de palitos de picolé foi construída para garantir que o béquer ficasse a uma distância mínima da ventoinha, permitindo que a barra magnética dentro do béquer interagisse com o ímã, promovendo a mistura da solução. O equipamento foi testado em eventos de popularização da ciência, realizados pelo projeto de extensão Ciência no Parque. Durante os testes, foram utilizadas misturas como água e corante, além de água e açúcar. O agitador magnético se destacou pela sua construção simples, de baixo custo e pela utilização de materiais recicláveis. Sua principal vantagem é o controle de velocidade, que permite um funcionamento eficiente, com possibilidade de ajustes conforme a necessidade das soluções. A ideia de construir esse equipamento visa compor oficinas que serão trabalhadas em escolas públicas, possibilitando a criação de pequenos laboratórios e a confecção de equipamentos de baixo custo, promovendo a educação científica mesmo em contextos com recursos limitados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3251_TB1625_30102025183743.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHAEL JACKSON ENÉAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL"
    "autor_email" => "michael.silva75494@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125563
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1625
    "inscrito_id" => 3251
    "titulo" => "AGITADOR MAGNÉTICO COM CONTROLE DE VELOCIDADE"
    "resumo" => "Os agitadores magnéticos são equipamentos essenciais em laboratórios de ensino e farmacêuticos, utilizados para agitar, misturar e homogeneizar substâncias de maneira eficiente. No entanto, os modelos comerciais possuem custos elevados, o que pode ser uma barreira para sua aquisição em escolas e pequenos laboratórios. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um agitador magnético utilizando materiais recicláveis, com ajuste na regulagem de velocidade, garantindo maior qualidade na mistura das soluções. A construção do agitador utilizou materiais como acrílico, bateria, ventoinha de computadores antigos, palitos de picolé, interruptor, potenciômetro e imãs, todos recicláveis e de fácil acesso. A base foi criada com acrílico, sobre a qual foi instalada uma ventoinha conectada em série com o potenciômetro, interruptor e bateria, permitindo sua energização. Um ímã foi fixado no centro da ventoinha, enquanto uma base de palitos de picolé foi construída para garantir que o béquer ficasse a uma distância mínima da ventoinha, permitindo que a barra magnética dentro do béquer interagisse com o ímã, promovendo a mistura da solução. O equipamento foi testado em eventos de popularização da ciência, realizados pelo projeto de extensão Ciência no Parque. Durante os testes, foram utilizadas misturas como água e corante, além de água e açúcar. O agitador magnético se destacou pela sua construção simples, de baixo custo e pela utilização de materiais recicláveis. Sua principal vantagem é o controle de velocidade, que permite um funcionamento eficiente, com possibilidade de ajustes conforme a necessidade das soluções. A ideia de construir esse equipamento visa compor oficinas que serão trabalhadas em escolas públicas, possibilitando a criação de pequenos laboratórios e a confecção de equipamentos de baixo custo, promovendo a educação científica mesmo em contextos com recursos limitados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3251_TB1625_30102025183743.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHAEL JACKSON ENÉAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL"
    "autor_email" => "michael.silva75494@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os agitadores magnéticos são equipamentos essenciais em laboratórios de ensino e farmacêuticos, utilizados para agitar, misturar e homogeneizar substâncias de maneira eficiente. No entanto, os modelos comerciais possuem custos elevados, o que pode ser uma barreira para sua aquisição em escolas e pequenos laboratórios. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um agitador magnético utilizando materiais recicláveis, com ajuste na regulagem de velocidade, garantindo maior qualidade na mistura das soluções. A construção do agitador utilizou materiais como acrílico, bateria, ventoinha de computadores antigos, palitos de picolé, interruptor, potenciômetro e imãs, todos recicláveis e de fácil acesso. A base foi criada com acrílico, sobre a qual foi instalada uma ventoinha conectada em série com o potenciômetro, interruptor e bateria, permitindo sua energização. Um ímã foi fixado no centro da ventoinha, enquanto uma base de palitos de picolé foi construída para garantir que o béquer ficasse a uma distância mínima da ventoinha, permitindo que a barra magnética dentro do béquer interagisse com o ímã, promovendo a mistura da solução. O equipamento foi testado em eventos de popularização da ciência, realizados pelo projeto de extensão Ciência no Parque. Durante os testes, foram utilizadas misturas como água e corante, além de água e açúcar. O agitador magnético se destacou pela sua construção simples, de baixo custo e pela utilização de materiais recicláveis. Sua principal vantagem é o controle de velocidade, que permite um funcionamento eficiente, com possibilidade de ajustes conforme a necessidade das soluções. A ideia de construir esse equipamento visa compor oficinas que serão trabalhadas em escolas públicas, possibilitando a criação de pequenos laboratórios e a confecção de equipamentos de baixo custo, promovendo a educação científica mesmo em contextos com recursos limitados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.