AGITADOR MAGNÉTICO COM CONTROLE DE VELOCIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125563 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1625 "inscrito_id" => 3251 "titulo" => "AGITADOR MAGNÉTICO COM CONTROLE DE VELOCIDADE" "resumo" => "Os agitadores magnéticos são equipamentos essenciais em laboratórios de ensino e farmacêuticos, utilizados para agitar, misturar e homogeneizar substâncias de maneira eficiente. No entanto, os modelos comerciais possuem custos elevados, o que pode ser uma barreira para sua aquisição em escolas e pequenos laboratórios. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um agitador magnético utilizando materiais recicláveis, com ajuste na regulagem de velocidade, garantindo maior qualidade na mistura das soluções. A construção do agitador utilizou materiais como acrílico, bateria, ventoinha de computadores antigos, palitos de picolé, interruptor, potenciômetro e imãs, todos recicláveis e de fácil acesso. A base foi criada com acrílico, sobre a qual foi instalada uma ventoinha conectada em série com o potenciômetro, interruptor e bateria, permitindo sua energização. Um ímã foi fixado no centro da ventoinha, enquanto uma base de palitos de picolé foi construída para garantir que o béquer ficasse a uma distância mínima da ventoinha, permitindo que a barra magnética dentro do béquer interagisse com o ímã, promovendo a mistura da solução. O equipamento foi testado em eventos de popularização da ciência, realizados pelo projeto de extensão Ciência no Parque. Durante os testes, foram utilizadas misturas como água e corante, além de água e açúcar. O agitador magnético se destacou pela sua construção simples, de baixo custo e pela utilização de materiais recicláveis. Sua principal vantagem é o controle de velocidade, que permite um funcionamento eficiente, com possibilidade de ajustes conforme a necessidade das soluções. A ideia de construir esse equipamento visa compor oficinas que serão trabalhadas em escolas públicas, possibilitando a criação de pequenos laboratórios e a confecção de equipamentos de baixo custo, promovendo a educação científica mesmo em contextos com recursos limitados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3251_TB1625_30102025183743.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL JACKSON ENÉAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MICHAEL" "autor_email" => "michael.silva75494@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125563 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1625 "inscrito_id" => 3251 "titulo" => "AGITADOR MAGNÉTICO COM CONTROLE DE VELOCIDADE" "resumo" => "Os agitadores magnéticos são equipamentos essenciais em laboratórios de ensino e farmacêuticos, utilizados para agitar, misturar e homogeneizar substâncias de maneira eficiente. No entanto, os modelos comerciais possuem custos elevados, o que pode ser uma barreira para sua aquisição em escolas e pequenos laboratórios. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um agitador magnético utilizando materiais recicláveis, com ajuste na regulagem de velocidade, garantindo maior qualidade na mistura das soluções. A construção do agitador utilizou materiais como acrílico, bateria, ventoinha de computadores antigos, palitos de picolé, interruptor, potenciômetro e imãs, todos recicláveis e de fácil acesso. A base foi criada com acrílico, sobre a qual foi instalada uma ventoinha conectada em série com o potenciômetro, interruptor e bateria, permitindo sua energização. Um ímã foi fixado no centro da ventoinha, enquanto uma base de palitos de picolé foi construída para garantir que o béquer ficasse a uma distância mínima da ventoinha, permitindo que a barra magnética dentro do béquer interagisse com o ímã, promovendo a mistura da solução. O equipamento foi testado em eventos de popularização da ciência, realizados pelo projeto de extensão Ciência no Parque. Durante os testes, foram utilizadas misturas como água e corante, além de água e açúcar. O agitador magnético se destacou pela sua construção simples, de baixo custo e pela utilização de materiais recicláveis. Sua principal vantagem é o controle de velocidade, que permite um funcionamento eficiente, com possibilidade de ajustes conforme a necessidade das soluções. A ideia de construir esse equipamento visa compor oficinas que serão trabalhadas em escolas públicas, possibilitando a criação de pequenos laboratórios e a confecção de equipamentos de baixo custo, promovendo a educação científica mesmo em contextos com recursos limitados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3251_TB1625_30102025183743.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL JACKSON ENÉAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MICHAEL" "autor_email" => "michael.silva75494@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }