Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL E NO CHILE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as semelhanças e diferenças no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil e no Chile, integrando o Projeto de Pesquisa "Formação de Professor: um Estudo de Caso sobre a Permanência dos Estudantes da Licenciatura em Pedagogia no Brasil e no Chile", do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A metodologia adotada foi análise comparativa qualitativa, com uma abordagem exploratória, visando compreender os sistemas de ensino de Ciências em ambos os países. A pesquisa documental e bibliográfica foi realizada por meio da comparação das diretrizes curriculares, práticas pedagógicas e desafios enfrentados por Brasil e Chile. No Referencial teórico tem destaque os autores Cox, C., Ramírez, A. (2017), Vasquez, M. L., Silva, S. M. (2015) e as Diretrizes Curriculares e Políticas Educacionais do Brasil (1998; 2017) e do Chile (2012). Os resultados indicam tanto semelhanças quanto diferenças no ensino de Ciências nos dois países. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define diretrizes para o ensino de Ciências em todas as etapas da educação básica, abrangendo Biologia, Química, Física e Ciências da natureza. No Chile, o currículo, estruturado pelo Ministério da Educação, adota uma abordagem integrada desde os primeiros anos. Ambos os países enfrentam desafios, como as disparidades regionais e a necessidade de formação continuada para os professores. O Chile apresenta uma abordagem mais integrada e baseada em projetos, enquanto o Brasil adota um currículo mais prescritivo, embora o ensino por projetos esteja em expansão. Para garantir um ensino de Ciências de qualidade é fundamental investir na formação docente contínua, promover o trabalho coletivo entre os professores e fortalecer as políticas públicas que apoiem a educação científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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