ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL E NO CHILE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125564 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1626 "inscrito_id" => 8520 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL E NO CHILE" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo analisar as semelhanças e diferenças no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil e no Chile, integrando o Projeto de Pesquisa "Formação de Professor: um Estudo de Caso sobre a Permanência dos Estudantes da Licenciatura em Pedagogia no Brasil e no Chile", do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A metodologia adotada foi análise comparativa qualitativa, com uma abordagem exploratória, visando compreender os sistemas de ensino de Ciências em ambos os países. A pesquisa documental e bibliográfica foi realizada por meio da comparação das diretrizes curriculares, práticas pedagógicas e desafios enfrentados por Brasil e Chile. No Referencial teórico tem destaque os autores Cox, C., Ramírez, A. (2017), Vasquez, M. L., Silva, S. M. (2015) e as Diretrizes Curriculares e Políticas Educacionais do Brasil (1998; 2017) e do Chile (2012). Os resultados indicam tanto semelhanças quanto diferenças no ensino de Ciências nos dois países. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define diretrizes para o ensino de Ciências em todas as etapas da educação básica, abrangendo Biologia, Química, Física e Ciências da natureza. No Chile, o currículo, estruturado pelo Ministério da Educação, adota uma abordagem integrada desde os primeiros anos. Ambos os países enfrentam desafios, como as disparidades regionais e a necessidade de formação continuada para os professores. O Chile apresenta uma abordagem mais integrada e baseada em projetos, enquanto o Brasil adota um currículo mais prescritivo, embora o ensino por projetos esteja em expansão. Para garantir um ensino de Ciências de qualidade é fundamental investir na formação docente contínua, promover o trabalho coletivo entre os professores e fortalecer as políticas públicas que apoiem a educação científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8520_TB1626_15102025094155.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MERCEDES GOMEZ DABOIN" "autor_nome_curto" => "Maria Daboin" "autor_email" => "mmgdaboin@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125564 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1626 "inscrito_id" => 8520 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL E NO CHILE" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo analisar as semelhanças e diferenças no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil e no Chile, integrando o Projeto de Pesquisa "Formação de Professor: um Estudo de Caso sobre a Permanência dos Estudantes da Licenciatura em Pedagogia no Brasil e no Chile", do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A metodologia adotada foi análise comparativa qualitativa, com uma abordagem exploratória, visando compreender os sistemas de ensino de Ciências em ambos os países. A pesquisa documental e bibliográfica foi realizada por meio da comparação das diretrizes curriculares, práticas pedagógicas e desafios enfrentados por Brasil e Chile. No Referencial teórico tem destaque os autores Cox, C., Ramírez, A. (2017), Vasquez, M. L., Silva, S. M. (2015) e as Diretrizes Curriculares e Políticas Educacionais do Brasil (1998; 2017) e do Chile (2012). Os resultados indicam tanto semelhanças quanto diferenças no ensino de Ciências nos dois países. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define diretrizes para o ensino de Ciências em todas as etapas da educação básica, abrangendo Biologia, Química, Física e Ciências da natureza. No Chile, o currículo, estruturado pelo Ministério da Educação, adota uma abordagem integrada desde os primeiros anos. Ambos os países enfrentam desafios, como as disparidades regionais e a necessidade de formação continuada para os professores. O Chile apresenta uma abordagem mais integrada e baseada em projetos, enquanto o Brasil adota um currículo mais prescritivo, embora o ensino por projetos esteja em expansão. Para garantir um ensino de Ciências de qualidade é fundamental investir na formação docente contínua, promover o trabalho coletivo entre os professores e fortalecer as políticas públicas que apoiem a educação científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8520_TB1626_15102025094155.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MERCEDES GOMEZ DABOIN" "autor_nome_curto" => "Maria Daboin" "autor_email" => "mmgdaboin@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }