Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ÁGUA: ESSENCIAL PARA A VIDA, DESAFIADORA PARA O FUTURO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125568
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1631
    "inscrito_id" => 6264
    "titulo" => "A ÁGUA: ESSENCIAL PARA A VIDA, DESAFIADORA PARA O FUTURO"
    "resumo" => "A leitura e o conhecimento científico são fundamentais atuando como pilares para formação de alunos com senso crítico e ligados com o mundo ao seu redor, mas despertá-los para esses saberes exige metodologias inovadoras, ou mesmo uma abordagem diferente do ensino tradicional, visto que este, já está consolidado no território brasileiro. Nesse contexto, bolsistas PIBID da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins-Cametá desenvolveram uma atividade pedagógica com estudantes do 6º ano da E.M.E.I.F Santa Terezinha, explorando a temática "A Água: Essencial para a vida, desafiadora para o futuro". O objetivo foi estimular o interesse dos alunos pelo aprendizado de ciências, aliando leitura e ludicidade para tornar o processo mais dinâmico e significativo. A atividade foi estruturada em três etapas: leitura de uma história em quadrinhos, discussão do conteúdo e produção de quadrinhos autorais. Durante o processo, os estudantes foram incentivados a refletir sobre a importância da água e sua preservação, conectando o tema ao cotidiano. Os resultados demonstram que essa abordagem favorece a compreensão, o pensamento crítico e o engajamento dos alunos na aprendizagem científica. Conclui-se que a utilização de gêneros textuais diversificados amplia o interesse dos estudantes e potencializa a construção do conhecimento, tornando o ensino de Ciências mais acessível, envolvente e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6264_TB1631_30102025172124.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CESAR DO NASCIMENTO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO"
    "autor_email" => "antoniocesarcesar135@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125568
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1631
    "inscrito_id" => 6264
    "titulo" => "A ÁGUA: ESSENCIAL PARA A VIDA, DESAFIADORA PARA O FUTURO"
    "resumo" => "A leitura e o conhecimento científico são fundamentais atuando como pilares para formação de alunos com senso crítico e ligados com o mundo ao seu redor, mas despertá-los para esses saberes exige metodologias inovadoras, ou mesmo uma abordagem diferente do ensino tradicional, visto que este, já está consolidado no território brasileiro. Nesse contexto, bolsistas PIBID da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins-Cametá desenvolveram uma atividade pedagógica com estudantes do 6º ano da E.M.E.I.F Santa Terezinha, explorando a temática "A Água: Essencial para a vida, desafiadora para o futuro". O objetivo foi estimular o interesse dos alunos pelo aprendizado de ciências, aliando leitura e ludicidade para tornar o processo mais dinâmico e significativo. A atividade foi estruturada em três etapas: leitura de uma história em quadrinhos, discussão do conteúdo e produção de quadrinhos autorais. Durante o processo, os estudantes foram incentivados a refletir sobre a importância da água e sua preservação, conectando o tema ao cotidiano. Os resultados demonstram que essa abordagem favorece a compreensão, o pensamento crítico e o engajamento dos alunos na aprendizagem científica. Conclui-se que a utilização de gêneros textuais diversificados amplia o interesse dos estudantes e potencializa a construção do conhecimento, tornando o ensino de Ciências mais acessível, envolvente e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6264_TB1631_30102025172124.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CESAR DO NASCIMENTO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO"
    "autor_email" => "antoniocesarcesar135@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A leitura e o conhecimento científico são fundamentais atuando como pilares para formação de alunos com senso crítico e ligados com o mundo ao seu redor, mas despertá-los para esses saberes exige metodologias inovadoras, ou mesmo uma abordagem diferente do ensino tradicional, visto que este, já está consolidado no território brasileiro. Nesse contexto, bolsistas PIBID da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins-Cametá desenvolveram uma atividade pedagógica com estudantes do 6º ano da E.M.E.I.F Santa Terezinha, explorando a temática "A Água: Essencial para a vida, desafiadora para o futuro". O objetivo foi estimular o interesse dos alunos pelo aprendizado de ciências, aliando leitura e ludicidade para tornar o processo mais dinâmico e significativo. A atividade foi estruturada em três etapas: leitura de uma história em quadrinhos, discussão do conteúdo e produção de quadrinhos autorais. Durante o processo, os estudantes foram incentivados a refletir sobre a importância da água e sua preservação, conectando o tema ao cotidiano. Os resultados demonstram que essa abordagem favorece a compreensão, o pensamento crítico e o engajamento dos alunos na aprendizagem científica. Conclui-se que a utilização de gêneros textuais diversificados amplia o interesse dos estudantes e potencializa a construção do conhecimento, tornando o ensino de Ciências mais acessível, envolvente e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.