Confrontando resultados obtidos em pesquisa anterior com uma universidades abertas da terceira idade (UNATI) com dados analisados em pesquisa atual utilizando pesquisas documentais a partir das propostas pedagógicas, se averiguou que apesar dos sujeitos idosos vivenciarem dois determinantes da politica publica de envelhecimento ativo, nas propostas pedagógicas dos programas das UNATI’s estudadas não está explicito os determinantes das políticas publicas, nem há menção da necessidade da implementação da política na universidade aberta. Assim realizou-se este estudo a fim de obter dados sobre como vem sendo proposto o envelhecimento ativo no âmbito da extensão universitária. A pesquisa de campo e documental teve abordagem qualitativa. Assim, será feita, inicialmente, uma contextualização do surgimento das extensões em Teresina- PI. Posteriormente, serão explicitadas a metodologia da pesquisa e as reflexões sobre os projetos pedagógicos dos diversos espaços de extensão para idosos nas IES públicas e privadas teresinenses. Os resultados indicaram nas três IES (Instituto Camillo Filho, Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual),os determinantes do autocuidado e pessoais .Constatamos que apesar da existência da Politica Pública do envelhecimento ativo da OMS e do Compromisso Nacional para o envelhecimento ativo, essas não possuem em suas propostas pedagógicas de forma registradas e explícita estratégias para o desenvolvimento do envelhecimento ativo, por isto esse vem sendo relacionado somente ao autocuidado.