BRINCAR PRA QUÊ? LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O QUE REVELAM OS TRABALHOS PUBLICADOS NO ENEBIO DE 2016 A 2021
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Nesse sentido, o presente estudo objetivou mapear os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Biologia (ENEBIO), no período de 2016 a 2021, que abordam o uso da ludicidade no ensino de Ciências e Biologia, identificando as principais tendências, estratégias metodológicas e impactos na aprendizagem dos estudantes. A metodologia tem abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica. A busca foi realizada utilizando os descritores: “lúdica”, “lúdico” e “ludicidade”, estando estes nos títulos dos trabalhos ou nas palavras-chave. No período em análise foram publicados 2170 trabalhos nos anais do ENEBIO, dentre os quais 47 atenderam aos critérios de inclusão, ou seja, trabalhos que relacionassem ludicidade e ensino de Ciências e Biologia. É notório, portanto, que houve uma produção de menos de 3% de trabalhos com a temática em questão, sendo 25 correspondentes aos anos finais do Ensino Fundamental, 21 para o Ensino Médio e, um trabalho relacionado aos dois níveis de ensino. 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